EM DEFESA DO CINEMA S. GERALDO (BRAGA) - A DEMOLIÇÃO NÃO É ALTERNATIVA!

Para: Presidente da República Portuguesa, Assembleia da República, Governo, Câmara Municipal de Braga, Assembleia Municipal de Braga, Arquidiocese de Braga, agentes culturais de Braga e região, cidadãos em geral

Ex.mo Senhor Presidente da República
Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República
Ex.mo Senhor Primeiro-Ministro
Ex.mo Senhor Ministro da Cultura
Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga
Ex.ma Senhora Presidente da Assembleia Municipal de Braga
Ex.mo Senhor Arcebispo de Braga
Ex.mos Agentes Culturais de Braga e da Região
A todos os cidadãos:

Os cidadãos abaixo-assinados acreditam que o futuro de Braga passa por ver no Salão Recreativo/S. Geraldo uma marca forte da identidade da cidade. Uma marca que permita diferenciá-la, realçando o seu caráter único. Passa por projetar o futuro enriquecendo o passado. Passa por apostar numa sala de espetáculos centenária (construída em 1917), que está enraizada na cidade e em cuja história assenta a razão da sua importância. O Salão Recreativo/S. Geraldo é um local de memória, de vida cultural e de encontro de muitas gerações de bracarenses. A solução para aquele imóvel não deve passar por mais uma demolição, agora escondida pela manutenção da fachada. O Largo Carlos Amarante já assistiu à trágica e irreparável destruição do Convento dos Remédios no início do séc. XX. Não podemos dar continuidade a este ciclo. Apesar de fechado há mais de 20 anos, o Salão Recreativo/S. Geraldo chegou a 2016 em bom estado de conservação - em particular a sala principal de 800 lugares, o palco e a entrada - carecendo apenas de diversas reparações para ser conservado ou de um restauro para poder funcionar em breve.

No momento em que aquela sala de espetáculos completa uma história de quase 100 anos de atividade diversificada – cinema, teatro, exposições, conferências, comícios, concertos, festas, etc -, a cidade não deve embarcar em mais projetos de resposta a meras solicitações conjunturais. Braga deve seguir uma visão duradoura para o centro histórico e apostar nas funções culturais e artísticas que envolvam todas as gerações. Diversos cidadãos e associações tem vindo a recolher o máximo de elementos da história deste cineteatro e estão disponíveis para ajudar a encontrar soluções de futuro que projetem Braga como uma cidade bimilenar que reconhece e sabe reforçar os valores patrimoniais, materiais e simbólicos que a definem.

Os cidadãos abaixo assinados apelam a quem de direito, i.e., ao Presidente da República Portuguesa, à Assembleia da República, ao Governo, à Câmara Municipal de Braga, à Assembleia Municipal de Braga, à entidade proprietária (Arquidiocese), a todos os agentes culturais da cidade e região, e aos cidadãos em geral:
-para que intervenham impedindo a demolição da sala de espetáculos;
-para que se encontre uma solução de futuro que dignifique a cidade, o País, o nosso património e a nossa memória;
-para que o Salão Recreativo/S. Geraldo mantenha a sua função cultural e recreativa de forma a permitir às gerações futuras o usufruto desta centenária sala de espetáculos.
  1. Actualização #1 Petição entregue na Assembleia Municipal de Braga

Criado em 2 de maio de 2016

O movimento cívico S. Geraldo Cultural entregou a petição na Assembleia Municipal de Braga no dia 29/04/2016. Nos termos do regimento, a petição tem de ser apreciada pela Comissão Permanente.

EM DEFESA DO CINEMA S. GERALDO (BRAGA) - A DEMOLIÇÃO NÃO É ALTERNATIVA!, para Presidente da República Portuguesa, Assembleia da República, Governo, Câmara Municipal de Braga, Assembleia Municipal de Braga, Arquidiocese de Braga, agentes culturais de Braga e região, cidadãos em geral foi criada por: movimento cívico S. Geraldo Cultural.
Esta petição foi criada em 30 março 2016
1 775 Pessoas