Atribuição do nome de Dr. Alberto Vilaça, combatente antifascista, a rua em Coimbra

Para: Ex.mos Srs: Presidente da Câmara Municipal de Coimbra/ Presidente da Assembleia Municipal de Coimbra

Os vinte e cinco signatários, número simbólico de Abril, são cidadãos/amigos de Coimbra que gostariam de ver prestada uma homenagem a ALBERTO VILAÇA (1929-2007), através da atribuição do seu nome a uma das artérias da nossa cidade. A personalidade em questão justifica tal distinção pelo seu extraordinário empenho e sacrifício na luta antifascista, em prol da Liberdade e da Democracia em Portugal, consubstanciadas na Revolução de 25 de Abril de 1974. A determinação política desse emérito conimbricense, aliada a um profundo sentir revolucionário, valeram-lhe, por diversas vezes, as agruras de perseguições políticas e de cativeiro em prisões, como a de Coimbra, a do Aljube, a de Caxias e a de Peniche. Tal dedicação a uma causa nacional já foi reconhecida ao mais alto nível, em 2004, quando Sua Exª o Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, o agraciou com a distinção de Grande Oficial da Ordem de Liberdade.
Para além de combatente ao regime ditatorial existente em Portugal, faceta amplamente reconhecida, emerge uma outra de destacada intervenção enquanto munícipe de Coimbra. A título de exemplo, salientam-se apenas alguns aspetos dessa intervenção: membro da Comissão do Ensino Secundário de Coimbra do MUD juvenil; apoio à candidatura do General Norton de Matos e, mais tarde, de Arlindo Vicente e General Humberto Delgado à presidência da República; membro da Direção da Associação Académica de Coimbra; competente advogado em Coimbra; notável investigador/historiador com vasta obra relevante para a construção da História da cidade; membro da Assembleia Municipal de Coimbra (1978/79 e 1983/90); membro de diversos organismos como a Comissão de Toponímia da Câmara Municipal de Coimbra (1983/89 e 2002/05) e o Ateneu de Coimbra (1967/73), entre muitos outros. Tais atividades enriqueceram todos aqueles que puderam envolver-se, constituindo hoje um profundo estímulo para a prática de atitudes republicanas e democratas.
Sempre atento, empenhado, incansável mesmo quando a sua saúde teimava em fragilizá-lo, de fácil acesso para troca de opiniões e ideias, disponível para abraçar projetos na sua cidade (foi um dos subscritores para a construção do monumento de homenagem à Resistência contra o fascismo e à Revolução de Abril, em 1988, bem como a atribuição do nome de Álvaro Cunhal a uma das artérias da cidade, em 2007), constitui um exemplo de cidadania para as gerações vindouras.
O seu nome deverá ser recordado e respeitado pelos portugueses e pelos munícipes de Coimbra que, muito orgulhosamente, devem fazer sentir a nível nacional que este conimbricense, membro do Partido Comunista Português desde muito jovem, acreditando numa sociedade mais justa e igualitária para todos, deixou-nos um legado num sentido verdadeiramente humanista.
Assim sendo, é imperioso haver uma artéria de Coimbra que honre, com toda a dignidade, a sua pessoa e obra, não nos humilhando perante uma fraca memória pelos que arriscaram a segurança, a vida e a saúde ao serviço da Democracia e da Liberdade!
Não nos envergonhemos no futuro, por permitir o seu esquecimento, no momento presente!
Com os melhores cumprimentos,
Coimbra, 17 de fevereiro de 2017
Anabela N. Monteiro

Signatários por ordem alfabética: Adelino Castro; Alexandre Ramires; Amadeu Carvalho Homem; Anabela N. Monteiro; António Arnaut; António Avelãs Nunes; António Pedro Pita; Beatriz Rosa; Carlos Encarnação; Carlos Esperança; Fernando Martinho; Fernando Martins Adão; Fernando Seabra Santos; Jaime Couto Ferreira; João Gouveia Monteiro; Jorge Alarcão; Jorge Raposo; Jorge Seabra; José Dias; José Augusto Ferreira da Silva; José Manuel Pureza; Luís Reis Torgal; Manuel Pires da Rocha; Maria Manuela Cruzeiro, Vladimiro Vale.
  1. Actualização #1 Encerramento

Criado em 20 de março de 2017