Por uma lei que fomente o uso de materiais biodegradáveis e elimine o abuso dos plásticos

Para: Governo de Portugal

Pela redução do uso de plásticos;
Por uma diminuição da dependência da sociedade perante os combustíveis fosseis e a indústria que nos explora;
Pela saúde do Planeta Terra e povos que nele habitam, pela saúde da Terra onde crescem os nossos alimentos;
Por uma maior sustentabilidade e respeito pelos recursos limitados do Planeta Terra;
Por uma maior valorização da matéria, do trabalho de todos para que aquela peça exista;
Por educação e valores;
Por um Portugal equilibrado e verde!
Pela continuidade das políticas de protecção ambiental!
("A 15 de fevereiro do ano passado, Portugal introduziu uma taxa de dez cêntimos sobre os sacos de plástico, de forma a incentivar a reutilização. Cerca de um ano e meio depois, o estudo "Primeiro Grande Inquérito Sustentabilidade em Portugal" concluiu que a taxa incentivou a reutilização para 70% dos portugueses." in http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2016-09-19-Depois-dos-sacos-pratos-e-copos-de-plastico-proibidos-em-Franca)

Os abaixo-assinado solicitamos ao Governo Português que avance com leis que eliminem o insustentável e despropositado uso de plástico e imponha a substituição dos materiais usados para aqueles que sejam biodegradáveis/naturais (fibras naturais/de plantas), avançando nas leis de protecção ambiental e consumo consciente.

França já deu o passo: http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2016-09-19-Depois-dos-sacos-pratos-e-copos-de-plastico-proibidos-em-Franca

Plástico: http://ciencia.hsw.uol.com.br/plastico.htm

Portugal: http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2016-09-14-Mais-de-90-do-lixo-marinho-das-praias-portuguesas-e-plastico

Esta petição foi criada em 19 setembro 2016