Praia Canina no Algarve - Loulé

Para: Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Junta de Freguesia de Almancil, RTA

Nem sempre entendidos, nem sempre defendidos, mas sempre amigos dos seus donos, os cães encontram nas praias algumas das suas maiores alegrias: correr, nadar, brincar.
Infelizmente a sociedade actual nem sempre compreende e está disposta a conviver com estes amigos de quatro patas que acabam, muitas vezes, por ser ostracizados e repelidos de lugares onde podem ser mais felizes.
Não queremos desta forma dizer que os cães devem ser autorizados a frequentar todas as praias do País, mas talvez pudessem ter direito a pelo menos menos uma.
Um sitio onde encontrassem as condições necessárias para a sua permanência (depósitos para dejectos caninos, postos de distribuição de sacos para dejectos, água potável para saciar a sede, etc) e que ao mesmo tempo exigisse uma série de condicionantes para a sua frequência (vacinação em dia, fora do ciclo de cio, etc).
Desta forma os donos podiam compartilhar com os seus animais a alegria de um dia de praia onde todos se pudessem divertir.
Não são os animais que são 'porcos', são os seus donos é que não são civilizados, por isso a existência de uma praia especialmente destinada a estes nossos amigos obrigaria a uma maior consciencialização da necessidade de preservar o meio ambiente e de adoptar comportamentos que podem ser transpostos para o dia a dia das nossas cidades.
Para além disso, apesar de sabermos que as grandes cidades detém um maior numero de animais que podem usufruir da existência de uma praia com estas características, a verdade é que o Algarve, por ser um local de peregrinação no período de verão, assume-se desta forma como o local ideal, não só para quem vive na região, como também para os milhares de portugueses que escolhem esta região como destino de férias, podendo assim fazer-se acompanhar do seu fiel amigo de quatro patas.
Sendo o concelho de Loulé um destino de eleição para uma grande fatia de visitantes nacionais e estrangeiros, podia, também nesta área, adoptar uma posição liderante, criando neste concelho a 1ª Praia Canina de Portugal, que serviria não só o concelho de Loulé, como todos os algarvios e todos os que visitam esta região.
As cidadãs e os cidadãos abaixo assinados vêm, assim, pedir à Câmara Municipal de Loulé que tome as medidas necessárias para promover e criar uma praia canina no concelho de Loulé.

Esta petição foi criada em 28 julho 2015
1 040 Pessoas