Para: Ministério das Finanças - Ex.mo Sr. Ministro Mário Centeno e Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos - Dr. Paulo Macedo

Ministério das Finanças - Ex.mo Sr. Ministro Mário Centeno

A população de Rio Meão tem conhecimento, que o plano estratégico da Caixa Geral de Depósitos a curto, médio prazo aponta para uma redução exponencial do número de agências. Os Riomeonenses acreditam, que tal plano obedecerá a rigorosos e ponderados critérios de seleção, não obstante o risco de colocar em causa o serviço público de proximidade e confiança enraizado há décadas, sobretudo junto da população mais envelhecida.

Por isso, os cidadãos de Rio Meão vêm manifestar-se de forma ativa e perentória contra o encerramento da agência de Rio Meão.

Isto porque:

A agência da CGD de Rio Meão é a única instituição financeira existente na nossa freguesia, sendo crucial aferir os critérios que terão sido alvo na consideração para tal proposta de encerramento, atendendo a que a nossa freguesia integra um dos Concelhos mais exportadores do país e faz parte de um eixo industrial que emprega milhares de trabalhadores.

Rio Meão integra o maior pólo industrial do Norte do país em desenvolvimento - o Lusopark - que representará um aumento considerável da população e do universo de clientes da CGD. Não existindo uma agência nas imediações, reforçando que esta agência não serve apenas a freguesia, dado que está na confluência de Concelhos vizinhos, como Ovar e Espinho, não se compreende a eventual proposta de encerramento.

Interessa ainda referir que a CGD é detentora na nossa freguesia de um imóvel do qual é proprietária, onde há mais de 30 anos funcionou e acompanhou o crescimento e desenvolvimento da nossa Vila, reunindo atualmente condições para o continuar a fazer, sem quaisquer custos com as respetivas instalações.

Os cidadãos abaixo assinados manifestam-se contra o encerramento da Agência da Caixa Geral de Depósitos de Rio Meão.

Contra o encerramento da agência da Caixa Geral de Depósitos na Freguesia de Rio Meão, para Ministério das Finanças - Ex.mo Sr. Ministro Mário Centeno e Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos - Dr. Paulo Macedo foi criada por: Junta de Freguesia de Rio Meão.
Esta petição foi criada em 19 junho 2018