CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SUCURSAL DE FRANÇA DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

Os signatários solicitam a manutenção da Sucursal de França da Caixa Geral de Depósitos - cuja alienação é prevista no plano de reestruturação da CGD acordado entre o Governo Português e a DGComp - na esfera pública, por tal alienação configurar a privatização de uma entidade da CGD, ademais rentável, contribuindo, por esse facto, para o desmantelamento da banca pública e privando o Estado português do encaixe de resultados positivos recorrentes.

Os signatários solicitam a averiguação das condições em que o Estado português aceitou sacrificar a implantação internacional da CGD num país de suma importância pela concentração de emigração portuguesa que ali se verifica, mantendo a sua implantação em paraísos fiscais de que a banca pública se deveria retirar, sendo que a DGComp não tem competência para se pronunciar sobre a repartição regional dos bancos.

Os signatários solicitam que se averiguem as despesas em consultores e em investimento nos últimos anos– cujo ritmo se prossegue “como se de nada fosse” - as quais sob pretexto de modernização , dão lugar a graves disfuncionamentos impactando a clientela, os trabalhadores e a imagem da instituição em benefício de entidades privadas; despesas que são tanto mais paradoxais quanto se está a assistir sub repticiamente à retirada de actividades da Sucursal e/ou à sua limitação, factos cuja averiguação igualmente se solicita.

Esta petição foi criada em 08 Julho 2017