Solução Porto Santo + Ferry Express até Caniçal

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República, Exmo. Sr. Primeiro Ministro, Exmo. Sr. Presidente da República, Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Exmo. Srs. Deputados da Assembleia Legislativa da Madeira, Exmos. Srs. Deputados da Assembleia da República, Governo Regional da Madeira, ANA

A condição de ilhéu impera, últimamente, de uma forma vil e desmesurada sobre os madeirenses e sobre aqueles que visitam o arquipélago. O isolamento, esbatido pela modernidade, regressa sob a forma de vento ao nosso aeroporto internacional, porta única para o transporte de passageiros que precisam e/ou querem deslocar-se para o exterior, exercendo o seu princípio de continuidade territorial, salvaguardado, à priori, pela constituição portuguesa, ou que simplesmente gozam as suas férias e tempos livres.
Os constrangimentos logísticos, económicos, pessoais, laborais, de saúde e o prestígio e bom nome da nossa região têm sido abalados por uma deficiente gestão dos condicionalismos do nosso aeroporto internacional.
Ora e tendo em conta o supra-mencionado, pretende-se com esta petição obrigar o diálogo entre todas as entidades competentes de modo a encontrar uma solução rápida, apartidária, despolitizada, fora de interesses económicos e financeiros e que vise a operação continuada das deslocações aéreas dos locais e dos turistas.
Entende-se, perante a total operacionalidade do Aeroporto Internacional do Porto Santo, a escassos kilómetros da ilha da Madeira, que as aterragens no Aeroporto Internacional do Porto Santo sejam padrão e não facultativas, sempre que as condições no Aeroporto Internacional da Madeira sejam adversas.
Compreende-se, também, que a necessidade de um transporte marítimo, rápido, eficiente e cómodo é imperioso. Para tal, o recurso ao ferry Lobo Marinho não poderá ser solução, não lhes desviando da rota e operação normal, mas pede-se a aquisição de um ferry express, à semelhança dos que ligam as ilhas Canárias, e que faça a operação Porto Santo - Caniçal - Porto Santo, diminuindo o tempo e distância da ligação.
A curta distância entre o Caniçal e o Aeroporto Internacional da Madeira pressupõe um serviço de transfer relativamente idêntico ao anteriormente praticado, minimizando o impacto nos viajantes, no destino e na promoção do arquipélago, que muito tem sofrido com este problema.
Cientes dos custos de tal operação marítima, entende-se que esse serviço não pode ser suportado pelas companhias aéreas, já muito constrangidas com os padronizados cancelamentos, mas antes ser custeado pelas seguradoras das mesmas e pela União Europeia/Governo da República/Governo Regional.
Ao mesmo tempo, pede-se o equipamento do Aeroporto Internacional do Porto com 2 Push-back e de de Dispatchers formados para permitir e acelerar as operações aeroportuárias.
Crê-se, assim, viabilizar uma solução que já existe e que pede apenas pontos de ligação. Um novo aeroporto é um pensamento herculeano e desmesurado, para já, e desta forma minimizaremos os impactos na economia da região, no prestígio e segurança do destino, na vida e bem-estar dos locais e dos que nos visitam.

Esta petição foi criada em 24 Abril 2018