Pela Freguesia da Senhora da Hora

Para: Exmos. Membros da Assembleia de Freguesia e Assembleia Municipal de Matosinhos, Exmos membros do Governo,

Confinada a Este por S. Mamede de Infesta, a Oeste por Matosinhos -sede do Concelho com o mesmo nome- a Norte com Custóias e Guifões e a Sul com as freguesias de Aldoar e de Ramalde, pertencentes ao Concelho do Porto, a Senhora da Hora tem tido (e continua a ter) um acentuado crescimento demográfico, tendo hoje uma população que deve rondar os 30000 habitantes (26202, em 2001, cerca de 28500 em 2011 de acordo com o Censos então realizado).

Com a Reorganização Administrativa, a freguesia da Senhora da Hora agregou a freguesia de S. Mamede Infesta reunindo assim numa única União de Freguesias mais de 50.000 cidadãos. Ora, torna-se verdadeiramente impossível, uma qualquer equipa de autarcas locais dar respostas exequíveis a uma mancha de território com tanta população. Acrescem ainda as referidas dificuldades do facto de tal população, tal como o território serem tão diferentes um do outro.

A Senhora da Hora é um território marcadamente urbano, tendencialmente jovem -quando em comparação com os territórios vizinhos- com necessidades e anseios próprios. Possui uma área geográfica suis géneris, e uma história e identidade cultural próprias.

Na Senhora da Hora encontram-se fixadas inúmeras cooperativas da habitação, responsáveis pela construção de perto de 4000 fogos. A construção cooperativa foi tão intensa na Senhora da Hora que leva a que esta seja considerada como a "capital nacional do cooperativismo habitacional".

A estação da Senhora da Hora tem um papel extremamente relevante na rede de transportes públicos da AMP, no caso do metropolitano, constituindo uma das estações centrais da rede do metro, ponto de convergência das linhas de Matosinhos, da Póvoa de Varzim, da linha do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e da Maia/Trofa estando ainda em estudo a criação de uma outra linha que ligue a Senhora da Hora ao Hospital de S. João com passagem por S. Mamede de Infesta.

Na Senhora da Hora estão localizadas três escolas do ensino superior; encontra-se também instalado o Hospital de Pedro Hispano, o Instituto CUF e o Porto Canal; existem múltiplas pequenas e médias empresas dos mais diversos sectores da actividade industrial e comercial e ainda grandes áreas comerciais como o Norteshopping.

A Senhora da Hora precisa de uma atenção exclusiva às questões que vão surgindo, quer pela concentração de população no seu território, quer pelo facto das mesmas não serem iguais às dos territórios vizinhos, sob pena de perda em eficiência dos serviços prestados à população.

Nós dizemos NÃO a esta União!! E tu??

Pela Freguesia da Senhora da Hora , para Exmos. Membros da Assembleia de Freguesia e Assembleia Municipal de Matosinhos, Exmos membros do Governo, foi criada por: Movimento Pela Freguesia da Senhora da Hora .
Esta petição foi criada em 07 Julho 2018