Juntos pela restauração das nossas identidades - Reversão da União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas

Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

Excelência,
1 – A União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas é uma União das Freguesias, criada por agregação pela Lei n° 11-A/2013 da Reorganização Administrativa. Esta União das Freguesias pertence ao Concelho de Anadia, Distrito de Aveiro.
2 – Por força dessa agregação, contra a vontade das populações, a nova Freguesia por extinção de 3 Freguesias, Freguesia de Amoreira da Gândara com 1057 habitantes, Freguesia de Paredes do Bairro, 994 e Freguesia de Ancas 624, passou a ter cerca de 2675 habitantes – fonte, Censos 2011.
3 – Passados quatro anos, (quase cinco anos), com os sucessivos e profundos desentendimentos entre os eleitos e órgãos da UF desde o seu início, não foram verificados quaisquer benefícios para as populações desta agregação.
4 – As assimetrias são várias, entre as 3 Ex freguesias agregadas. As vivências culturais e sociais são díspares e a distância (por mais perto e contíguas que sejam) demasiadamente grande. A população das 3 freguesias não se identifica. Não têm motivações nem histórico de proximidade.
5 – A nova Freguesia criada, e imposta às populações, continua sem dimensão e autonomia e perdeu-se por completo o carácter e a característica fundamental da essência das Freguesias no ordenamento do território nacional, a proximidade e contacto com a população, bem como a gestão célere, eficaz e eficiente das mais elementares necessidades da população. População essa, com componente de subsistência fortemente rural e fortemente envelhecida, assistindo-se a um crescente desacreditar das populações e do já total descrédito dos seus eleitos.
6 – Consideram os signatários desta petição, que os critérios e fundamentos da Lei n.º 22/2012, de 30 de maio falharam, no caso da União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas.
Desta forma, os signatários desta petição vêm solicitar à Assembleia da República, que este assunto seja analisado e debatido no sentido da reversão da Lei n° 11-A/2013 de 28 de janeiro da Reorganização Administrativa, e por conseguinte, a reversão da agregação da União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas, do Concelho de Anadia, Distrito de Aveiro. De modo a que, as Freguesias extintas voltem a ter as suas identidades como freguesias. Freguesia de Amoreira da Gândara, Freguesia de Paredes do Bairro e Freguesia de Ancas.
Manifestam ainda total subordinação à lei que vier a ser produzida, não deixando de reiterar que a população deve ter, o direito de escolha. Deve ser ouvida. Sendo esta, já, uma demonstração notória da manifesta vontade popular.

MUITO IMPORTANTE - DEPOIS DE ASSINAR VAI RECEBER UM EMAIL E TEM DE CONFIRMAR PARA SER CONSIDERADA VÁLIDA A SUA ASSINATURA
  1. Actualização #1 Encerramento

Criado em quinta-feira, 14 de Junho de 2018

Petição entregue na Assembleia da República em 14 de junho de 2018. Obrigada pelo teu apoio