Transportes Gratuitos para alunos do secundário

Para: Exmo Sr. Ministro da Educação

Venho por este meio, solicitar junto de V.Exas. que os transportes escolares sejam gratuitos para todos os alunos cuja a distância da sua residência seja superior a 3km.
A distância entre Samora Correia e Benavente ultrapassa os 10 Km.
Nós alunos temos o dever de nos levantar mais cedo, temos o dever de pagar as refeições porque os horários são incompatíveis de ir a casa almoçar, temos o dever de chegar a casa tarde devido aos transportes que nem sempre conseguimos o primeiro porque ja está demasiado cheio, temos o dever de estudar, e os nosso direitos ? EU TENHO DIREITO A UM TRANSPORTE GRATUITO PARA A ESCOLA.
Sendo a escolariedade obrigatória e gratuita porque é que as nossas familias terão de suportar o custo dos transportes escolares?
Na freguesia de Samora correia , existe 2 escolas básicas mas não existe nenhuma escola secundária.
Como é possivel as normas de atribuição do transporte escolar do município de Benavente contemplar a 100% os alunos de 3ºciclo, e contribuir apenas com
50% do passe escolar para o ensino Secundário, onde nesta faixa etária existe mais abandono escolar.
Sou a voz de muitos colegas e familias que nos sentimos injustiçados, apelamos para a alteração desta medida a fim de incentivar a igualdade educativa.

Segundo o”decreto -Lei 176/2012 O alargamento de escolariedade obrigatória constitui neste momento um dever do Estado”(..) “ Deve - se garantir uma igualdade efetiva de oportunidades .” . decreto de lei 29-A/2011 DE 1 de março, que regula a transferência para os municípios das novas competências em material de organização , financiamento e controle de funcionamento dos transportes escolares.”

juntos pela igualdade escolar

Esta petição foi criada em 23 abril 2018