Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Acabar com os fogos de artificio

Para: Assembleia da republica

Vivemos numa sociedade muito pouco ecológica, onde lidera um sistema capaz de destruir recursos naturais, sem se preocupar com a enorme biodiversidade nele existente. O século XX foi um verdadeiro período de destruição em massa de animais e vamos viver neste século XXI outro ciclo de destruição em massa, agora de seres humanos, se algo não for feito para mudar nosso padrão de relacionamento com o meio ambiente.
As pessoas são muito manipuladas pelo interesse econômico e não conseguem visualizar as coisas claramente. Vemos nos dias atuais, discursos bonitos em prol da preservação ambiental, que não saem do papel. Precisamos por em prática um novo modelo de desenvolvimento, com uma nova postura, onde haja a preocupação com a biodiversidade, incluindo aqui, obviamente, o ser humano.

Usados há milhares de anos pelos chineses para afugentar maus espíritos e posteriormente em celebrações e festejos pelo mundo todo, os fogos de artifício perturbam não somente animais domésticos, bebês, crianças pequenas e alguns idosos como também causam inúmeros desconfortos na vida selvagem, podendo até provocar a morte de muitas espécies de animais. O som ensurdecedor e o brilho intenso emitidos são fontes de perturbação para inúmeras espécies de animais domésticos e silvestres no mundo todo.
É de conhecimento de todos que os animais domésticos e de criação se afligem bastante com o barulho das explosões de fogos de artifício. Há relatos de cães que fugiram, magoaram-se e tiveram ataques de pânico e desmaios durante os fogos de artifício nas proximidades. Os ouvidos super sensíveis dos cães e dos gatos, bem como de muitos animais silvestres, tornam o ruído dos estouros muito mais perturbador e assustador. E há os casos de pets que apresentam problemas neurológicos ou cardíacos. O stress e o medo podem causar vômitos, falta de ar, convulsões e arritmias cardíacas nesses casos.
As consequências desse tipo de estresse em animais domésticos é fácil de ser percebida, verificada e estudada. Mas como determinar os impactos causados à fauna silvestre? Como os fogos acontecem à noite, as respostas comportamentais dos animais são difíceis de serem percebidas e quantificadas. Para conseguir mensurar adequadamente e fundamentar as evidências dos efeitos negativos dos fogos de artifícios sobre as vida selvagem, pesquisadores holandeses utilizaram um radar meteorológico, que foi adaptado para localizar aves de grande tamanho corporal, como gansos. Os dados coletados em três réveillons consecutivos demonstraram que após a meia noite estas aves levantaram vôo, muitas permanecendo em torno dos 500 metros de altitude (quando o usual é até 100 metros) e a agitação durou cerca de 45 minutos. Algumas destas aves voaram muitos quilômetros antes de pousar e descansar. Isso sem dúvida gerou uma carga muito grande de estresse nesses animais.

Além do problema da poluição sonora intensa e das consequências desagradáveis e até mesmo trágicas causadas pelos ruídos da explosão, o processo de fabricação dos fogos e também a sua queima liberam percloratos, que contaminam o ar e os corpos d’água. Estas substâncias inibem o funcionamento da glândula tireóide, alterando o crescimento, desenvolvimento e metabolismo de várias partes do organismo dos animais que entram em contato com este poluente. Seus efeitos são conhecidos tanto em animais silvestres como em humanos.
Acreditamos que a proibição de fogos de artifício seja uma meta dita impossível de se cumprir mas no entanto não há nada que desejemos mais que acabar com esta espécie de diversão para as pessoas.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 19 Abril 2018
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
10 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.