Não a um novo concurso obrigatório para todos os professores!

Para: Exm. Sr. Presidente da Assembleia da Repúbica e Exm. Sr. Presidente da Repúbica

O objetivo principal de um concurso plurianual de professores é a estabilidade que proporciona a todos os envolvidos: professores, alunos e famílias destes. Neste momento, milhares de professores estão a exercer funções em variadas escolas, inseridos nos seus grupos de recrutamento, já familiarizados com as dinâmicas de trabalho e respetiva gestão escolar.
O ano passado foi ano de concurso, e todas as partes envolvidas adaptaram-se e organizaram-se, a nível profissional e familiar, esperando e contando com essa realidade durante quatro anos.
As escolas precisam de equipas de trabalho coesas e motivadas para que o processo de ensino seja mais eficaz para todos os envolvidos e para que tal aconteça os professores não podem andar a saltar de escola em escola anualmente.
Os professores também têm famílias, e a plurianualidade do concurso permitiu a milhares de professores a gestão da sua vida e dos seus.
Não existe justiça num novo concurso para 13 mil professores quando 799 se encontram insatisfeitos. Onde fica o direito de escolha de 12 201 professores? Onde fica a sua estabilidade e a das suas famílias? Onde fica a estabilidade das nossas turmas, dos nossos alunos e dos pais que contam connosco por 4 anos?
Pelo exposto em cima, pedimos que não se realize um novo concurso extraordinário de professores obrigatório para todos os docentes.
Pedimos que nos deixem continuar a realizar o trabalho que temos feito, com a estabilidade e segurança devidas.

Esta petição foi criada em 08 Abril 2018
1.755 Pessoas