Contra o cancelamento da edição de 2018.1 do Celpe-Bras

Para: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

No seu vigésimo ano de aplicação, o exame Celpe-Bras, teste de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros outorgado pelo Ministério da Educação do Brasil, teve sua primeira edição de 2018 recentemente cancelada. Segundo dados de junho de 2017, disponíveis no Acervo Celpe-Bras, o exame é realizado em 94 postos aplicadores no mundo, sendo 29 deles no Brasil e outros 65 fora do país.

A realização da edição de 2018.1 havia sido confirmada no dia 20 de março pelo Inep, responsável pelo exame, através de e-mail submetido a todos os postos aplicadores. Recentemente, a edição foi cancelada, depois de as instituições já terem veiculado as informações sobre as inscrições e a realização da prova.

Por meio desta petição, manifestamos a nossa indignação com o cancelamento do exame. Esta decisão implicará negativamente na vida de muitos candidatos que dependem deste instrumento para a validação do nível de proficiência para as mais diversas finalidades. Além disso, acreditamos que o descomprometimento em relação à prova, neste momento, parece refletir um descaso para com professores e pesquisadores que valorizam o potencial impacto desta política linguística na promoção da língua portuguesa.

Solicitamos o apoio da comunidade de professores e alunos de PLE/PLNM/PLA para expressarmos a nossa indignação em relação ao ocorrido

Esta petição foi criada em 04 abril 2018