Instalação de cacifos de estacionamento de bicicletas em Aveiro

Para: Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Presidente da Junta de Freguesia de Glória e Vera Cruz, Presidente da Junta de Freguesia de Aradas

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Aveiro,
Exmo. Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Glória e Vera Cruz,
Exma. Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Aradas,

Enquanto cidadãos Aveirenses compreendemos o benefício para esta cidade, para as pessoas que nela vivem e para o meio ambiente, de utilizar a bicicleta como meio de transporte. Temos verificado vontade e interesse dos cidadãos na troca da utilização do carro privado pela bicicleta, comportamento que deve ser incentivado. Esta vontade tem sido travada por algumas barreiras que cremos puderem ser solucionadas por vós.

São dois os factores fundamentais para o aumento da utilização deste meio de transporte: a existência de uma rede viária segura e estacionamento adequado. Recentemente, foram feitos alguns esforços para adequar a cidade a este meio de transporte, em especial no que diz respeito à existência de parqueamento diurno. Infelizmente tem sido esquecido o estacionamento de duração superior a duas horas e no período nocturno que têm outras exigências em termos de infraestruturas. São escassos os espaços de estacionamento para bicicletas em Aveiro que sejam seguros para utilização nesses períodos, sendo muito frequentes os roubos. Este facto é extremamente dissuasor da utilização das mesmas para quem precisa de as deixar na via pública, o que na cidade de Aveiro é uma parte muito significativa da população.

Existem várias soluções para este problema. No caso específico de Aveiro, cremos que a melhor são os cacifos para bicicletas devido ao baixo investimento necessário, facilidade de implementação quando comparado com outras soluções (como o caso dos parques de estacionamento vigiados, quer presencialmente, quer através de CCTV) e pela sua eficácia. Uma solução semelhante já existe no Oceanário de Lisboa e estes equipamentos são comercializados por várias empresas.

Sugerimos as instalação de dois conjuntos destes equipamentos: um na Vila Jovem e um na Rua Clube dos Galitos junto à paragem dos autocarros (de forma a servir o Bairro do Alboi).
Sugerimos estas duas localizações pelos seguintes motivos:
-Proximidade com bairros habitacionais com muitos apartamentos mas poucas garagens e/ou construção antiga inadequada ao adequado arrumo das bicicletas, pelo que estas necessitam de ficar na via pública.
-Proximidade com paragens de autocarros, serviço que complementa o transporte em bicicleta tornando desnecessário o carro privado.
-Àrea disponível adequada para a instalação.
-Localização no extremo de uma das principais zonas verdes, potencialmente cicláveis de Aveiro.

Posto isto, vimos pedir a V. Exas que accionem os mecanismos que tenham ao alcance, no sentido de fazer com que o problema da inexistência de parques seguros na via pública para bicicletas em zonas residenciais com apartamentos seja resolvido.

Agradecendo pela atenção a este nosso pedido,

Despedimo-nos,
Muito respeitosamente,

_____________________

Apelamos para a participação e colaboração dos cidadãos, através da assinatura desta petição.
Tudo faremos para que Aveiro se torne uma cidade onde se possa utilizar a bicicleta como meio de transporte de forma segura e sustentável.
  1. Actualização #1 Novo parque para bicicletas na estação de comboios

Criado em segunda-feira, 4 de Junho de 2018

A Câmara Municipal de Aveiro instalou um novo parque para bicicletas na estação de Aveiro. Infelizmente este parque continua a ignorar a falta de segurança que é um dos problemas que limita a utilização de bicicleta por parte dos aveirenses. http://www.diarioaveiro.pt/noticia/32700

Esta petição foi criada em 10 Março 2018