Inclusão de oferta formativa secundária e profissional com paralelismo pedagógico no Agrupamento de Escolas de Pedrouços, concelho da Maia

Para: Exmo. Senhor Ministro da Educação e Ciência Prof. Doutor Tiago Brandão Rodrigues

O Agrupamento de Escolas de Pedrouços é constituído por estabelecimentos de ensino dispersos pelas freguesias de Pedrouços e de Rio Tinto, que, respetivamente, fazem parte dos concelhos da Maia e de Gondomar, servindo alunos entre o jardim de infância e o terceiro ciclo.

Os JI e as escolas de primeiro ciclo estão abrangidas pelo Programa TEIP que, embora de forma insuficiente, ajuda a mitigar as dificuldades da população que se repercutem nas condições de aprendizagem.

Constitui ambição da população de Pedrouços, expressa em propostas apresentadas pelas diversas forças políticas nas eleições autárquicas de 2017, o alargamento da oferta educativa ao ensino secundário, para que, de alguma forma, os alunos em continuidade de estudos não se dispersem pelos concelhos do Porto, de Gondomar e da Maia.

Frequentam o Agrupamento de Escolas de Pedrouços cerca de mil e novecentos alunos, que, em final de percurso, não dispõem de alternativa para a continuidade de estudos, o que, para os que não prosseguirem, lhes marcará, como se sabe, indelevelmente o futuro.

A não existência de oferta de continuidade de estudos, para ensino secundário, no Agrupamento de Escolas de Pedrouços, é a principal responsável pelo significativo abandono escolar na freguesia, realidade que não será, em nosso entendimento, difícil de contrariar tendo em conta que a Escola Sede, com algumas adaptações, seria capaz de suportar a inclusão pretendida, os docentes do quadro, ao nível do terceiro ciclo, poderiam também assegurar a lecionação do ensino secundário e poderia até, face a um contexto territorial alargado a outras freguesias e concelhos, diversificar-se a oferta formativa por ensino profissional diferenciado consentâneo com as caraterísticas socioeconómicas do meio que, verdadeiramente, com dupla certificação, preparasse cidadãos para a vida ativa sem, naturalmente, lhes coarctar a possibilidade de frequentarem o ensino superior.

Os deputados da Coligação “Um Novo Começo” PS/JPP pretendem discutir abertamente este assunto, que priorizam, com a população da freguesia de Pedrouços e, bem assim, nas respetivas assembleias, de freguesia e municipal, tendo, por isso, esta petição uma dupla intenção, porventura, merecedora da apreciação do Senhor Ministro, Prof. Doutor Tiago Brandão Rodrigues:

(i) Auscultar o Ministro da Educação e Ciência sobre o que, em projeto, está previsto para o concelho da Maia e, especificamente, para a freguesia de Pedrouços em matéria de alargamento da oferta educativa para o ensino secundário e profissional.

(ii) Sensibilizar o Ministro da Educação e Ciência para a necessidade de se encontrarem formas de inclusão e de tratamento mais equitativo para todos os jovens que, desprovidos de meios, não encontram nas estruturas locais respostas adequadas ao que pretendem e aos recursos de quem dispõem.

Exmo. Senhor Ministro da Educação e Ciência, Prof. Doutor Tiago Brandão Rodrigues.
A sensibilidade que V.ª Ex.ª demonstrou aquando da visita que, em julho do ano passado, fez ao concelho da Maia em relação à educação das nossas crianças e jovens constituiu razão maior para esta abordagem mais direcionada, que, estamos em crer, terá apreciação capaz de orientar o conjunto de contactos que faremos com a população da freguesia de Pedrouços e com todos os agentes que, direta e indiretamente, interagem no processo de ensino e aprendizagem no Agrupamento de Escolas, muito em particular a Direção e o Conselho Geral.

Esta petição foi criada em 06 fevereiro 2018