Pela requalificação e abertura ao público do Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo

Para: Câmara Municipal de Odivelas; Assembleia Municipal de Odivelas

A 13 de Fevereiro de 2017, a Juventude Popular de Odivelas realizou uma Visita institucional conjuntamente com o Deputado Municipal de Odivelas eleito pelo CDS-PP, José Maria Pignatelli, na companhia dos Deputados à Assembleia da República eleitos pelo CDS-PP, Ana Rita Bessa (da Comissão Parlamentar de Educação) e João Rebelo (da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional) com vista a conhecer e dar a conhecer o estado de degradação e falta de manutenção do Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo de Odivelas, coração do centro histórico de Odivelas fundado em 1295 por vontade do Rei D. Dinis que nele se encontra sepultado.

Durante esta Visita foi perceptível o elevado estado de degradação e abandono a que estava votado o mais relevante monumento histórico do Município de Odivelas. Passado praticamente um Ano dessa nossa Visita e outra mais recente da JP Odivelas ao exterior do Mosteiro no dia 20 de Dezembro 2017, depará-mo-nos com a elevada deterioração e prejuízos no do Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo, entre eles azulejos partidos e mesmo a sua falta que terão desaparecido ou sido furtados do Pátio exterior do Mosteiro, tal não é o estado a que o Monumento Nacional se encontra votado, colunas rachadas em virtude das múltiplas infiltrações e falta de manutenção pública do Mosteiro bem como a falta de elementos constitutivos das próprias colunas que terão subitamente desaparecido.

A presente Petição Pública vem assim, através dos subscritores abaixo- assinados, requerer à Câmara Municipal de Odivelas e, simultaneamente, à Assembleia Municipal de Odivelas, que diligenciem no sentido da imediata requalificação do Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo de Odivelas, assim como a abertura ao público do referido Monumento Nacional para visitas guiadas aos visitantes.

Esta petição foi criada em 04 fevereiro 2018