Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

ATLs e outras soluções para crianças deficientes dos 6 aos 16 anos

Para: Pais, familiares e amigos de deficientes

PETIÇÃO PARA CRIAÇÃO DE ATLs E OUTRAS SOLUÇÕES PARA
CRIANÇAS DEFICIENTES DOS 6 AOS 16 ANOS


Esta petição é dirigida principalmente aos pais, familiares e amigos de crianças e adultos deficientes.

Sociedades evoluídas e sustentáveis respeitam e reconhecem o valor e a contribuição para todos nós enquanto sociedade, dos seres humanos que têm uma condição diferente, especial. O estado evolucional de uma sociedade mede-se também pela aceitação e respeito difundido entre os seus elementos na busca de dignidade e igualdade de direitos para estas crianças e adultos, demasiadas vezes em posição fragilizada e expostas às mais elementares injustiças e condicionalismos, sem direito muitas vezes a defesa ou sequer resposta adequada.
A realidade atual é que as crianças deficientes, depois do período escolar (9h às 15h) não têm o que fazer nem onde estar senão com os pais e cuidadores diretos. Não existem ATLs (ateliers de tempos livres) como os que existem para as restantes crianças (a maioria dos ATLs recusa receber estas crianças por sentir não ter condições materiais e humanas), as crianças deficientes não praticam na sua maioria qualquer modalidade desportiva nem participam da mesma forma em actividades extra curriculares como a música, dança ou outras actividades culturais, nem sequer participam, para nossa infelicidade, da vida dos seus progenitores e familiares com a mesma naturalidade e serenidade que as outras crianças participam. Apesar da felicidade de podermos ter e estar com estas crianças especiais, e vê-las bem connosco, isso representa abdicarmos de nós em prol do seu bem-estar, de atendermos permanentemente e a todo o instante as suas solicitações, limitações e exigências que a deficiência obriga.
Por incrível que pareça, como pai de uma criança especial, constato que não há em Faro/Algarve nem tão pouco a nível nacional (pelos relatos que me chegam), soluções capazes neste momento, para ajudar a dar melhores estímulos, apoio e acompanhamento a crianças dos 6 aos 16 anos de idade. Entendo que essa falha tem de ser solucionada, que têm de haver organizações que possam dar este tipo de resposta, que disponibilizem espaços seguros, confortáveis e tecnicamente habilitados a proporcionar estímulos adequados a estas crianças de forma a potenciar e expandir os seus horizontes, conseguir que tenham uma participação mais digna e activa na nossa sociedade, através de terapias e actividades orientadas para estas idades, durante a semana no horário pós-escolar, fins de semana e períodos de férias escolares.
Posto isto, o propósito desta petição é o seguinte:
1. medir o sentimento geral sobre a necessidade de criar ATLes (ateliers de tempos livres especiais) e outras soluções para crianças deficientes;
2. servir de indicador a entidades privadas e públicas de que esta necessidade é real e que é a vontade de muitos cidadãos.

Neste sentido, se assim como eu, também achar que existe esta lacuna e que esta necessidade é premente, peço-lhe que subscreva esta petição afim de dar força a esta ideia e incentivar a que algumas pessoas/entidades possam ser motivadas a avançar com soluções e pressionar positivamente instituições privadas e públicas a participar neste esforço.
Para qualquer assunto poderá utilizar os seguintes contactos:
Email: [email protected] | Telf.: 966782233

Obrigado.

Rui Castelo



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 14 Janeiro 2018
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
740 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.