Pela redução do custo dos transportes!

Para: Metro do Porto, STCP, Câmara Municipal do Porto, Governo de Portugal,

PELA REDUÇÃO DO CUSTO DOS TRANSPORTES!
No nosso país temos assistido à progressiva degradação e elitização do ensino superior. As faculdades e politécnicos do polo da ASPRELA não fogem à regra. Também aqui se fazem sentir os entraves colocados à frequência dos mais altos graus de ensino, sintomas do desinvestimento no ensino superior publico.
Tendo em conta os custos associados à frequência do ensino superior, nomeadamente a existência de propinas, taxas e emolumentos, a Acção Social Escolar, um mecanismo de reforço social que tem por objectivo atenuar estes mesmos custos é manifestamente insuficiente.
O Polo da ASPRELA destaca-se negativamente pelo custo dos transportes que não são comportados pela ASE. A mudança de zona na estação do polo universitário dificulta a deslocação de alguns estudantes para a faculdade, sendo o elevado preço dos títulos de transporte que esta alteração promove, completamente injustificado. Um passe Z2 SUB23 tem o custo de 22,75 € e Z3 o custo de 27,75€. Os estudantes que possuem mais de 25 anos não são abrangidos por este desconto vendo-se obrigados a comportar o valor base de 30,30€ para um passe Z2 e 37,00€ para um passe Z3.
É necessário mais investimento na Acção Social Escolar!
É urgente um passe escolar que abranja todos os estudantes!
A Constituição da República Portuguesa dita que cabe ao Estado promover a democratização da educação, garantindo igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar, e ainda, que é dever do Estado que se estabeleça a gratuitidade progressiva do Ensino, inclusive, do Ensino Superior.
LUTA PELO ENSINO SUPERIOR A QUE TEMOS DIREITO!
Exigimos:
-Um passe escolar disponível para todos aqueles que estudam.
-A redução do custo base do passe.
-O não aumento do custo do passe escolar 2% acima da taxa de inflação previsto no orçamento de estado para o ano de 2018.
-O aumento do desconto inerente ao passe escolar.
-Um maior investimento na Acção Social Escolar.

Esta petição foi criada em 13 dezembro 2017