Circo sim, animais não! Braga quer circo sem animais!

Para: Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga, Senhora Presidente da Assembleia Municipal e Senhores e senhoras Vereadores/as:

Braga quer circo sem animais! Não podemos utilizar, quem não escolheu fazer parte do espetáculo!

Em diversos países já há legislação, que restringe ou proíbe a utilização de animais nos circos e demais espetáculos. Em Portugal há sinais de evolução, como acontece no coliseu do Porto, onde o espetáculo continua, mas com humanos que mostram a sua arte. No entanto, Braga e o atual executivo não tomam medidas para fomentar esta mudança que define uma sociedade evoluída.

O CIRCO COM ANIMAIS É UMA VIOLAÇÃO DA SUA DIGNIDADE, NÃO PODEMOS CONTINUAR A SER CEGOS A ESTA REALIDADE, OS ANIMAIS NÃO SERVEM PARA NOS SERVIR, OU NOS DIVERTIR.

Sabem qual a realidade de um animal usado para fins de entretenimento?

Vivem presos numa jaula, muitos, nunca conheceram o seu habitat natural.

Os espaços onde vivem, não estão preparados para as suas necessidades básicas traduzidas numa vida sem dignidade.

Os treinos são agressivos, porque falamos de animais selvagens que não têm aptidão ou vontade para atuar. São obrigados.

As técnicas, para aprimorar as suas atuações são: açoites, proximidade com o fogo, que é usado de forma calculada para o animal agir como é desejado.

Não agem em muitos casos por recompensa, mas por uso da força, os castigos.

O público são motivo de stress, tal como os bastidores.

Muitos animais são oriundos de redes de tráfico e outros, mesmo com a lei que manda castrar, reproduzem-se e as crias nascem nos próprios circos.

Vários países já baniram o circo com animais, ou aumentaram sanções, algumas cidades em Portugal também, e Braga?

Nós queremos o circo, queremos a arte que os seus artistas dominam, somos a favor que estes estejam presentes e tenham espectáculos em salas nobres da cidade, mas somos contra quem não escolheu esta vida e é obrigado a participar dela. Exigimos mais para a nossa cidade, todos somos responsáveis por construir uma cidade mais sustentável, que dignifique os que cá vivem e os que por cá passam, não nos identificamos com o abuso de animais, para nenhum fim.

Temos que educar os mais jovens a respeitar o mundo que os rodeia, mas ao prolongar atividades dos séculos passados continuamos a cometer os mesmos erros.

Em Portugal, em 2009 foi promulgada uma lei que proíbe a aquisição de animais para circo, que além da compra, impede a reprodução, mas não há cumprimento nem fiscalização do SENPA, há petições a nível nacional, mas agora é a nossa vez de lutar, por Braga e por Todos.

Assinem e partilhem a petição, só com Todos podemos criar uma sociedade mais justa e igualitária.

Para mais informações:
Bragaparatodos@gmail.com

Circo sim, animais não! Braga quer circo sem animais!, para Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga, Senhora Presidente da Assembleia Municipal e Senhores e senhoras Vereadores/as: foi criada por: Braga para todos .