Pelo fim da Religião e Moral nas Escolas portuguesas

Para: Todos os cidadãos

Não há muito tempo, vivíamos em Portugal num regime que se baseava na autoridade e repressão. Este “era” o país dos 3 F’s. Futebol, Fado e Fátima.

Nas salas de aula, existia o crucifixo para reforçar o papel que a igreja tinha na educação das crianças e nos destinos do país.

Com o 25 de Abril de 1974, o estado supostamente laico, retirou os crucifixos. Eu digo supostamente porque a igreja continuou dentro das escolas. Não com o crucifixo pregado na parede, mas através da Religião e Moral! Não é de agora, que esta “disciplina” se dá dentro das nossas escolas, contudo, agora dá-se ao longo de todo o ensino!

Diz o Artigo 43º da Constituição da República Portuguesa, no seu nº 2, que, O Estado não pode programar a educação e a cultura segundo quaisquer directrizes filosóficas, estéticas, políticas, ideológicas ou religiosas e no seu nº 3, que, O ensino público não será confessional.

Ora, aquilo que se pretende com esta Petição é exigir que a Religião e Moral seja definitivamente expurgada das escolas portuguesas, querendo os cidadãos exercer um direito que os assiste, que passa por exercer esta prática religiosa, o deva fazer em sede própria, logo, nas igrejas ou onde entenderem. Desde que não dentro das escolas, impregnando a educação com uma ideologia que não é compatível com a ideia de um estado laico. Mais, com a aprendizagem desta “disciplina”, estamos a fomentar o favorecimento da doutrina católica relativamente às demais doutrinas existentes e das quais, muitos alunos são crentes.

Assim, os abaixo assinados peticionários, exigem a retirada da Religião e Moral das escolas portuguesas a partir do próximo ano letivo.

Esta petição foi criada em 30 Outubro 2017