Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Vamos tirar os aviões particulares do aeródromo de PINHANÇOS. Queremos a F.A.P. em Pinhanços na prevenção e vigilância e combate a incêndios na zona centro de Portugal.

Para: Presidente da república, assembleia da república, primeiro ministro, ministro da administração interna e da defesa. E todas organizações responsáveis .

Ex.mos Senhores:
Vimos por este meio EXIGIR que sejam REMOVIDOS DEFINITIVAMENTE os aviões particulares de combate a incêndios do nosso aeródromo de Pinhanços, já que eles são completamente inúteis ao Concelho e muito prejudiciais ao país devido aos elevados custos financeiros. Porquanto:

1 - No passado domingo, 15/10/2017, estando estacionados e de prevenção 3 aviões Canadair no aeródromo de PINHANÇOS- SEIA, deflagrou um grande incêndio no Sabugueiro às 6:03h conforme fita do tempo da ANPC.
2 - Às 9:45h dessa manhã, ou seja: 3:45h após a declaração de início do referido incêndio - e já depois de as chamas terem galgado e destruído as florestas de várias freguesias da serra e terem chegado a Vodra, em frente ao aeródromo - descolaram finalmente DUAS das TRÊS aeronaves.

3 - Naturalmente, julgou a população que os aviões iriam ajudar no combate ao dito incêndio, logo ali ao lado.
No entanto, os aviões afastaram-se, sobrevoando a zona, sem terem derramado UMA ÚNICA GOTA DE ÁGUA sobre esse incêndio descontrolado... e desapareceram no horizonte.
Anexamos fotos e vídeos que documentam esta inqualificável e criminosa decisão.

4 - É verdade que ficou um pequeno hélicoptero a sobrevoar uma pequena parte do incêndio, mas só o conseguiu combater por pouco tempo até cerca das13h. Face à inacreditável dimensão que tinha já atingido o incêndio - principalmente por falta de meios aéreos e terrestres no seu combate - tiveram as populações do concelho que combater o inferno com os seus próprios meios e recursos, numa tentativa desesperada para salvar as suas habitações e os seus principais Bens, colocando para isso em risco a sua própria Vida.

Face a tudo que aconteceu - e contabilizando já 3 VÍTIMAS MORTAIS deste incêndio e alguns feridos graves - queremos dizer: BASTA!
BASTA de mortes! BASTA de incompetência da ANPC! BASTA dos negócios de Milhões, das contratações milionárias de aviões privados de combate a incêndios que afinal de nada nos serviram!
BASTA dos negócios da madeira queimada!

Queremos os aviões da Força Aérea Portuguesa no combate a incêndios, queremos as nossas Forças Armadas no terreno a fazer a prevenção e VIGILÂNCIA das florestas para dissuadir os criminosos INCENDIÁRIOS.
E EXIGIMOS Justiça e mão pesada para aqueles que queimam e destroem a vida selvagem e a Natureza e, com a sua actividade criminosa, acabam por ceifar dezenas e dezenas de Vidas Humanas.
É tempo de os políticos e decisores interiorizarem que têm que começar a ser responsáveis, a ser humanos e, acima de tudo, a aprender com os seus continuados e repetidos erros.

Por isso EXIGIMOS o fim das negociatas de MILHÕES.
E as nossas Forças Armadas na prevenção, na vigilância e no combate aos incêndios.

Sabemos que existem C130 preparados, sabemos dos kits de incêndio, sabemos da grande experiência e formação dos nossos pilotos. Há que olhar pelo que é NOSSO com os NOSSOS.

E se não há meios aéreos suficientes para combater os incêndios, o remédio é simples: há que os comprar, pois é para isso que servem os impostos que todos nós, o povo, pagamos.
Fica mais barata esta solução do que pagar 35.000€/hora a particulares. E muito mais eficaz. Invistam no que é nosso F.A.P.
A longo prazo tem retorno.

Queremos as nossas Forças Armadas a olhar pelo que ainda nos resta. E que não seja preciso haver MAIS MORTES.
As nossas Forças Armadas têm toda a capacidade de actuar no terreno e no ar.
Em prevenção, com patrulhas armadas e mecanizadas, evitarão a esmagadora maioria dos Incêndios.
A VIGILÂNCIA firme e atenta poupar-nos-á CENTENAS DE MILHÕES por ano.
As nossas FA serão extraordinariamente úteis: em resgate, com hélis Puma, que estão parados. Em vigilância, com hélis e drones. Em combate, com aviões C130 e outros.
VAMOS ACABAR de uma vez por todas COM ESTA ENVERGONHANTE SITUAÇÃO INTERNACIONAL DE SERMOS O PAÍS COM MAIOR ÁREA ARDIDA DA EUROPA anualmente!

POR PORTUGAL HOJE E SEMPRE!
Assinado ; PORTAL DE PINHANÇOS.


Qual a sua opinião?

Vamos tirar os aviões particulares do aeródromo de PINHANÇOS. Queremos a F.A.P. em Pinhanços na prevenção e vigilância e combate a incêndios na zona centro de Portugal. , para Presidente da república, assembleia da república, primeiro ministro, ministro da administração interna e da defesa. E todas organizações responsáveis . foi criada por: Portal de PINHANÇOS.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
161 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.