Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

PSORIASE - MEDICAÇÃO BIOLÓGICA

Para: Comissão Parlamentar da Saúde

Direcção Geral de Saúde obstaculiza a prescrição de medicamentos imprescindíveis para o tratamento da Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória crónica que afeta cerca de 2% da população portuguesa, e embora não seja contagiosa, é muitas vezes um estigma social mal aceite pela generalidade dos doentes que se sentem segregados e inibidos fisicamente e psicologicamente. Casos de depressão, psicoses, tentativas de suicídio, divórcios, absentismo ao trabalho e desemprego são bastante mais frequentes em doentes psoriáticos.

Nas formas moderadas ou graves a Psoríase pode acompanhar-se de comorbidades cardiovasculares como a aterosclerose, a hipertensão arterial, a angina de peito, o infarto do miocárdio, os acidentes vasculares cerebrais e alterações metabólicas, como a diabetes tipo II e as alterações do colesterol e dos triglicerídeos.

O reumatismo, que afeta mais de 30% dos doentes psoriásicos evolui em poucos anos para a incapacidade física, a invalidez e a reforma antecipada.

Com o aparecimento dos medicamentos ditos biológicos, o panorama do controle da psoríase alterou-se profundamente pelo que, na maioria dos casos é possível operar verdadeiros milagres que são motivo de satisfação e alívio para os doentes., Para além de corrigirem quase sempre a totalidade das lesões, exercem efeito preventivo sobre as referidas comorbidades e em especial sobre o reumatismo. Além disso são muito mais seguros que os tratamentos tradicionais, que têm diversos efeitos adversos.

Em Portugal há cerca de dez anos que os médicos privados podem prescrever medicamentos biológicos a custo zero, desde que devidamente inscritos na Direcção Geral de Saúde.

Tudo correu com normalidade até à entrada em vigor das Circulares Normativas nº1 e 2 DGS/INFARMED/SPMS que proíbe os médicos privados de receitar medicamentos biológicos por motivos exclusivamente economicistas, pois não visam o bem-estar físico e psicológico dos doentes mas apenas a contenção de verbas como consta na introdução da Portaria 48/2016 de 22 de Março onde consta "...o acréscimo destes medicamentos biológicos são um encargo para o Serviço Nacional de Saúde.".

E porque devem ser os doentes com psoríase a suportar os desvios dos dinheiros públicos ? Não lhes basta o sofrimento? Não têm direitos estabelecidos pela Constituição da República como os outros cidadãos ? Haja bem senso e deixem-nos ser felizes como os outros.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 21 maio 2017
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1 296 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.