Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pensos higiénicos e tampões gratuitos no SNS

Para: Assembleia da República

Em Portugal, milhares de mulheres no limiar da pobreza têm dificuldade em adquirir produtos de higiene feminina básicos. No caso das mulheres sem abrigo, a realidade é ainda mais chocante quando se pensa que estas têm que recorrer a outros métodos, muitas vezes prejudiciais à sua saúde, para fazer face a algo que é uma questão feminina, simplesmente, incontornável.

Do mesmo modo que se percebeu a importância de providenciar, gratuitamente, métodos contraceptivos e preservativos, quer para combater as DSTs quer com o objetivo de travar gravidezes indesejadas, porque motivo se deixa de lado uma questão a que nenhuma mulher pode fugir?

Porque motivo não se considera essencial distribuir estes produtos de forma gratuita quando uma mulher não pode, simplesmente, decidir de deixar ter o seu período menstrual?

Porquê submeter mulheres à humilhação de não poder lidar com o seu período menstrual de uma forma digna?

Porquê taxar ou sequer cobrar, a uma mulher sem poder de compra, um produto que é OBRIGATÓRIO para a sua saúde?

Pela gratuitidade dos pensos higiénicos e tampões do SNS Já!

https://sol.sapo.pt/artigo/550706/menstruacao-quanto-custa-ser-mulher-em-portugal-


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
29 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.