CONTRA O USO OBRIGATÓRIO DE TRELA NOS CÃES

Para: governo português

Os cães são animais enérgicos, com o comportamento semelhante ao de uma criança. Está na natureza deles correr, brincar, cumprimentar as pessoas e outros cães, cheirar o que os rodeia, serem curiosos e sociáveis. Não faz qualquer tipo de sentido e é mesmo desumano impedir que os cães estejam privados de pôr em prática aquilo que a natureza deles demanda e que por sua vez não afecta em nada a sociedade. A imposição do uso obrigatório de trela não é nada mais nada menos que uma crueldade para com os animais, pois pretende privá-los do único tempo de qualidade e de liberdade de que podem usufruir, que são as suas horas de idas à rua, onde podem correr, libertar energia, brincar com os seus donos, serem felizes à maneira deles. Para além de obrigar a uma prática desumana contradiz totalmente o estatuto do animal previsto na lei nº 8/2017, que reconhece os animais como seres dotados de sensibilidade. Como pode o governo mostrar-se tão incoerente reconhecendo que os animais, tal como os humanos, são dotados de sensibilidade, criando uma lei em prol da defesa e protecção dos mesmos e por sua vez mostrando-se insensivel às necessidades dos mesmos através de uma imposição punitória que afecta precisamente essa dita sensibilidade, causando tristeza aos animais, afectando a sua saúde psicológica através da privação da sua natureza?
Esta petição pretende demonstrar a insatisfação e total discordância do povo português perante a injustiça a que o título se refere.
Não só é injusto para com os animais, como é também injusto para com os seus donos que são coagidos então a ser cruéis com os seus cães sob pena de ocorrerem em contra ordenação.
Se o estado pretende receitas, sugere-se que penalize quem poluí as ruas deitando lixo para o chão, como também quem deixa os dejectos dos seus cães na via pública. Não é digno de um país dito democrático e evoluído a imposição de regras taxativas com as quais o povo não concorda e através das quais é causado sofrimento aos animais dotados de sensibilidade.
Os cães não podem, não devem e não terão que andar presos uma vida inteira. Quem tem medo mude de esquina.

Esta petição foi criada em 09 Março 2017