Queremos mais fiscalização no uso de produtos químicos nos terrenos públicos e privados, enquanto não se avança para as medidas totalmente biológicas!!!

Para: Assembleia da República, Ministro da Agricultura

Uma criança, naturalmente, sai à rua e, vendo uma flor na berma da estrada, a apanha, cheira e leva para casa para dar à sua mãe. Está na natureza das crianças fazer coisas assim, e a sua natureza bela não lhes deve ser negada. No entanto, o que essa criança não sabe e essa mãe também não, é que momentos antes de apanhar essa flor ela pode ter sido regada com químicos super agressivos pelo dono do terreno, que o fez porque tem de limpar o seu terreno por lei e não quis usar formas menos agressivas para o ambiente do que essa "monda química", não informando ninguém à volta do que acabou de colocar nessas ervas.

E não há nenhum modo dessa criança e dessa mãe saberem se aquelas flores estão carregadas de veneno e, como tal, vão encher os seus corpos do mesmo. Depois admiramo-nos todos da quantidade de doenças como o cancro que por aí têm surgido, nomeadamente também em crianças pequenas.

Vimos, deste modo, solicitar:

- Que passe a ser obrigatória a informação de que irá haver um tratamento químico em todos os terrenos onde isso aconteça com um prazo mínimo de 15 dias;

- Que esse tratamento passe a ser feito apenas mediante autorização da Junta de Freguesia, de modo a que esta possa gerir a quantidade de quimícos "aceitáveis" no ar a ocorrer em determinada zona;

-Que sempre que haja um tratamento desses, nomeadamente junto a bermas de estradas, o mesmo seja identificado com placas da data e hora em que o mesmo aconteceu, e que a mesma seja bem visível por qualquer pessoa que passe, inclusive crianças;

- Que nessa placa esteja escrito o nome do químico utilizado e os seus componentes, e que esteja exposta durante todo o tempo de duração desse químico na terra;

- Que os herbicidas e agrotóxicos, nomeadamente os que contém glifosato, sejam exemplarmente taxados, tal como se fez com o tabaco e açúcar, devido aos seus efeitos tão nocivos para a saúde;

- Que sejam rapidamente implementadas políticas alternativas ao uso de químicos seja na agricultura, seja na preservação e limpeza de terrenos, sejam eles públicos ou privados.

Já chega de químicos a poluir e a destruir as nossas culturas e a nossa saúde!!!

Aproveito para insistir no rápido avanço dos projectos que visam cada vez mais a agricultura biológica e sustentável, para que coisas como herbicidas e agrotóxicos desapareçam de vez!

Por um país livre de químicos, pela saúde das nossas crianças e pela preservação de um mundo que não é nosso, mas delas!!!

Esta petição foi criada em 02 Março 2017