Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Os profissionais de saúde têm que optar em trabalhar para o público ou para privado

Para: Exmo. Senhor Presidente da República; Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República; Exmo. Senhor Primeiro Ministro;

O nosso sistema nacional de saúde está rodeado por um sistema privado que o impede de servir melhor o cidadão que todos os meses trabalha e desconta para o estado português.

Vou tentar explanar por breves palavras o porquê de ter avançado com esta petição.

Por diversas vezes a minha família esperou e desesperou por consultas, exames, cirurgias que tardaram ou nunca foram marcadas... Tivemos que recorrer a clinicas privadas muitas vezes com dinheiro pedido a familiares.

A minha esposa foi intervencionada cirurgicamente por um médico de cirurgia geral que não estava disponível no hospital público mas que rapidamente esteve disponível para operar no hospital de uma misericórdia com convenção, a cerca de 20 km deste mesmo hospital público. Passado meio ano teve que recorrer a um especialista no setor privado (que também trabalha no setor público) que lhe disse que o colega cometeu uma grande asneira e que vai ter que voltar a ser operada.

Acionou-se o médico de família, solicitou-se o reenvio para a consulta da especialidade para o hospital público, desta vez sem misericórdias, e aguarda-se 3 meses pela primeira consulta. Cirurgia, não se sabe para quando, a urgência é sempre relativa para quem não está a padecer...
Voltemos ao médico do setor privado ao qual se teve que recorrer; trabalhando ele no público, onde a minha esposa aguarda já pela tal consulta, 'oferece-se' para realizar a operação na sua clínica privada que devolveu a seguinte informação quando questionada de valores:

"Quando faz o internamento na recepção há um deposito inicial de 750,00.
No dia da alta, o deposito inicial que já fez, é descontado no valor total da factura da clinica ( que engloba a cirurgia e o internamento)e paga apenas a diferença da factura, que pode ser por multibanco.
À equipa cirúrgica o pagamento é feito individualmente a cada um dos intervenientes da equipa, com cheque ou com dinheiro."

Estima-se 2800 euros...

A última situação ocorrer nesta mesma semana, desta vez a minha esposa solicitou informações no Hospital Pediátrico sobre a consulta do meu filho que precisa há muito de um Dermatologista e disseram-lhe que devia estar a receber uma carta com a anulação da consulta. Desatou a chorar em pleno hospital como seria normal para qualquer pai ao deparar-se com esta situação. Em resumo, a consulta foi desmarcada no Hospital Público e como pais preocupados procuramos alguém que nos ajudasse no privado. Ligámos e por espanto meu a médica da clinica privada em questão (situada mesmo ao lado do hospital público) era a mesma que não estava disponível para atender o meu filho de três anos no Hospital Pediátrico mas que estava disponível para o atender nessa mesma tarde na clínica.

Como analogia a estas situações julgo ser elucidativo dar um exemplo do que aconteceu numa entidade bancária do nosso país há alguns anos atrás.

O meu pai trabalhava nessa entidade ao mesmo tempo que para uma seguradora. De repente, o banco começou a vender seguros e passado pouco tempo convocou uma reunião com o meu pai para o informar que ele tinha um prazo de tempo para optar se queria trabalhar para o banco ou se queria seguir a sua carteira de seguros... No mês passado por coincidência soube que recebeu um prémio no valor de cerca de 500€ por ter prestado um bom serviço à sua entidade trabalhadora-o banco.

Quero pedir nesta assembleia aos nossos governantes que obriguem aos seus profissionais de saúde a ter que optar por trabalhar para o estado ou para o privado e peço a estes profissionais que deixem de se queixar que fazem horas de trabalho a mais porque as horas que por norma fazem a mais são todas aquelas que fazem fora do seu horário de serviço. Vamos pagar melhor aos bons profissionais em vez de gastar o dinheiro nos privados e pedir que estes se dediquem por inteiro ao serviço nacional de saúde gerando desta forma mais trabalho e melhor qualidade dos serviços de saúde.

Quem tem que escolher se quer serviço público ou privado são os profissionais de saúde e não os cidadãos.

Gostaria que esta petição chegasse longe em prol do povo português que tanto luta pela sua família bem como pelo seu país.

Com os melhores cumprimentos,
Igor Alves

P.S. entretanto como isto vai demorar vou tentar endividar-me com 2800 euros para operar a minha esposa... Espero que o meu filho não passe fome!!


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
23 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.