Reconstrução da escada que faz a ligação entre a Rua Humberto Madeira e a Avenida Cidade do Porto (área de serviço da Galp)

Para: Presidente da Junta de Freguesia dos Olivais

Exma. Senhora Presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, nós, enquanto portadores de pelo menos uma das seguintes características:

- Cidadãos recenseados na Junta de Freguesia dos Olivais;
- Alunos da Escola do Comércio de Lisboa;
- Utentes da escada, quer para acesso aos locais de trabalho, quer para aceder aos estabelecimentos comerciais, entre outros;

Vimos por este meio apresentar a seguinte petição, dando uso ao direito presente no artigo 52º/1 da Constituição da República Portuguesa.
A escada que fazia ligação entre a Rua Humberto Madeira e a Avenida Cidade do Porto (área de serviço da Galp), era uma construção fundamental para os moradores da zona, alunos das escolas em redor, funcionários dos estabelecimentos comerciais, entre muitos outros.
Este acesso, entre outras utilidades, servia para:

- Acesso de qualquer pessoa, mas principalmente dos moradores aos estabelecimentos comerciais (Midas/Galp/Burger King);
- Acesso dos trabalhadores aos postos de trabalho;
- Entre outros;

Acontece que, em consequência da retirada da escada sem aviso prévio e contra a vontade de todos, observamos agora situações como:

- Uso dos caixotes dos prédios (em frente ao muro, colocado na zona onde estava a escada) para acesso à área de serviço;
- Ocorrência de barulho e até quedas devido ao facto da maior parte das pessoas, desconhecendo a escada alternativa (ou muitas vezes porque essa já está fechada), saltarem o muro;
- Saltos para cima dos carros estacionados junto a toda a extensão do muro, como meio de aceder aos estabelecimentos;
- Cortes na rede que protege o portão que fica junto à escadaria que serve agora de única alternativa à população. Estes cortes surgem pelo facto do dito portão fechar por volta das 22h, ficando toda a gente sem alternativa de passagem, a não ser percorrendo longos caminhos pela estrada. Não devemos esquecer que muitos dos trabalhadores do Burger King, por exemplo, acabam os seus turnos entre as 2h e as 4h da manhã e, sem culpa nenhuma, são obrigados a seguir estrada fora, sujeitos a atropelamentos.
É principalmente por estas razões que pedimos à Sra. Presidente que aprove o nosso pedido e proceda à reconstrução da escada e respectivos corrimões no mesmo local, para que possamos voltar ao clima de paz que sempre existiu por aqui ao longo de mais de 40 anos.

Encontram se em anexo as assinaturas.

Esta petição foi criada em 05 Janeiro 2017