Hospital de Cascais - Dr. José de Almeida - Manutenção da Parceria Público Privada

Para: Comunidade dos Concelhos de Cascais e de Sintra

O Hospital de Cascais tem sido um exemplo de excelência servindo a comunidade deste distrito (principalmente os concelhos de Cascais e de Sintra). Em 2016 ganhou três prémios nacionais e internacionais, sendo reconhecido por todos como um hospital de referência. Foi anunciado em entrevista ao jornal Expresso que o Hospital vai passar previsivelmente a ser gerido pelo Estado. Como utentes deste Hospital repudiamos esta decisão.

A experiência anterior no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), relativamente à gestão privada de uma Unidade de Saúde do SNS vem naturalmente dar-nos razão que este é sem dúvida um modelo útil para o SNS e para a melhor gestão dos dinheiros públicos. O Hospital de Cascais é actualmente escrutinado diariamente pelo Estado (Entidade Pública Contratante). Em presença física, os membros da ARSLVT validam a actividade diária da Unidade e o cumprimento dos Planos de Desempenho e Resultado (indicadores de actividade, qualidade, prestação de cuidados, entre outros).

Nos anos anteriores, o Hospital de Cascais teve uma avaliação nos Relatórios Anuais, emitidos pela ARSLVT com a classificação de BOM e MUITO BOM em 2015.

O Hospital de Cascais foi o primeiro Hospital acreditado pela Joint Comission International. É actualmente o único Hospital em Portugal reconhecido pela HIMSS como o Hospital mais avançado tecnologicamente em prol da segurança do doente.

O Hospital de Cascais é actualmente o melhor Hospital do SNS (do país) no Grupo C (hospitais de média dimensão).

O Hospital de Cascais todos os anos propõe à ARSLVT maiores níveis de actividade. Por questões economicistas a ARSLVT não tem permitido o tratamento de mais doentes dos Concelhos de Cascais e de Sintra.

Pelo excelente trabalho que os seus profissionais têm realizado, pelo modelo de gestão actual, permitindo mais valias para o Estado (poupanças de milhões de euros anuais), para que o Hospital de Cascais não se torne em mais um hospital do SNS no qual pelo estrangulamento da gestão pública não se consiga naturalmente trabalhar mais e melhor em prol dos doentes e da Comunidade, assinemos esta PETIÇÃO.

Contamos com a vossa ajuda!

Esta petição foi criada em 18 Dezembro 2016