Pela recuperação e requalificação da antiga escola primária de Mouriscas!Antes que a mesma nos caia em cima da cabeça!

Para: Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Abrantes e Exmos/as Senhores/as Vereadores/as, Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Abrantes, Exmos/as Senhores/as Deputados/as Distritais dos Partidos Políticos, Outras Entidades e Imprensa em Geral:

Exmos/as Senhores/as,

São do conhecimento geral as vicissitudes que conduziram ao abandono o edifício da antiga escola primária de Mouriscas, situada à beira da estrada nacional EN-3. Houve fundos comunitários e camarários aprovados para a recuperação do edifício, que nunca foram aplicados por razões que não interessa agora estar aqui a divagar sobre as mesmas.

Também é público e notório que, no momento presente, existem graves riscos para as pessoas e bens que circulam pela EN-3 e ainda para as construções adjacentes à referida escola. A degradação do edifício está em ritmo acelerado havendo já partes da cobertura que ruíram, tendo-se registado a queda de telhas sobre edificações vizinhas.

Foi oportunamente alertado o SMPC - Serviço Municipal de Proteção Civil para a situação acima relatada, tendo-se efetuado uma vistoria no local, da qual, porém, não resultaram quaisquer ações práticas, não obstante tratar-se de um edifício camarário.

Na freguesia de Mouriscas existem várias associações que não têm sede própria, e existe também um vasto espólio museológico que não se encontra em exposição por falta de instalações adequadas. A recuperação e a requalificação do edifício da antiga escola primária de Mouriscas iria colmatar estas e outras lacunas.

A presente Petição Pública continuou o se processo lento da recolha de assinaturas. Em paralelo o assunto foi levada a Reuniões Camarárias e a uma Assembleia Municipal, sem qualquer efeito prático, continuando a escola a degradar-se, nomeadamente ao nível da cobertura do lado nascente local onde já é bem visivel um grande rombo (Editado em 25ago2022).
  1. Actualização #4 Subida da fasquia para assinaturas

Criado em domingo, 29 de Novembro de 2020

Aumentámos o leque das Entidades a quem se destina a presente Petição Pública e subimos a fasquia para a recolha de assinaturas passando a mesma para 800, quando antes eram 500. A Petição Pública também saiu em formato de papel, tendo assinado nessa modalidade mais de 400 pessoas. Enviaremos a Petição Pública para a imprensa local e regional e tentaremos trazer uma televisão nacional a filmar o edifício. Assinem, se ainda não o fizeram! GRUPO DOS AMIGOS DA ANTIGA ESCOLA PRIMÁRIA DE MOURISCAS

2. Actualização #3 Imprensa Regional

Criado em quinta-feira, 13 de Abril de 2017

A Petição Pública saiu no jornal "O Mirante" de 13/04/2017.

3. Actualização #2 Assinaturas recolhidas online e em papel

Criado em quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2017

Dois meses depois do seu lançamento a petição alcançou mais de 300 assinaturas. Prosseguirá a recolha de assinaturas até serem ultrapassadas as 500, após o que a petição seguirá para os destinatários.

4. Actualização #1 PETIÇÃO EM FORMATO DE PAPEL

Criado em segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017

A Petição Pública aqui lançada começou hoje a circular pelos locais públicos da freguesia, nomeadamente na sede da junta de freguesia, em cafés, em restaurantes, etc.

Esta petição foi criada em 14 Dezembro 2016