Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Yoga nas Escolas

Para: Ex.mo Sr. Ministro da Educação

Venho propor que o Yoga seja uma atividade extra-curricular em todas as escolas públicas.

A finalidade da educação não é apenas transmitir conhecimento, mas explorar os talentos e potencialidades dos alunos. É ajudá-los a desenvolverem-se física, intelectual, moral e espiritualmente.

O Yoga oferece uma educação holística, mantendo o corpo e a mente saudável. Ajuda a equilibrar vários aspectos da personalidade humana, a escola é o local apropriado para desenvolver estes aspectos. Prepara o corpo e a mente para lidar com novas situações e circunstâncias, ajudando a cultivar as habilidades de adaptação e adequação.

O Yoga dá grande ênfase à autodisciplina e autoformação, ajuda na criação de valores sociais, e transmite uma atitude positiva em relação a situações da vida. Ensina que o individuo é o mestre do seu próprio destino, e que só ele tem a chave para uma vida de paz e felicidade.

A prática regular do Yoga aumenta a capacidade de concentração, contenção do comportamento impulsivo e traz clareza de pensamento, permitindo que os alunos tomem consciência de si mesmos. Ajuda também a desenvolver autocontrole, flexibilidade e coordenação.

Estudos demonstram que a prática é extremamente benéfica para crianças hiperativas e com déficit de atenção, já que elas anseiam movimentos e estímulos sensoriais e motores, auxiliando a canalizar os seus impulsos de forma positiva.

Ser um bom professor requer muita energia interior, inventividade, força e criatividade.

Como acontece em qualquer sala de aula, é importante que o professor forneça o modelo. Se os professores apresentam força interior e harmonia, as crianças sentem e reproduzem.

Ao compartilhar as técnicas simples e adaptadas do Yoga, o professor pode inspirar os seus alunos a desenvolver hábitos que lhes permitam assumir a responsabilidade em relação ao seu bem-estar para o resto de suas vidas e aprimorar a força física e mental.

Além de melhorar o bem-estar global, o Yoga facilita a concentração, ajuda a libertar a tensão e a desenvolver qualidades como a compreensão e paciência.

A prática ensina a desenvolver autocontrole, confiança e foco. A sua regularidade unifica os dois lados do cérebro, permitindo que a informação e o conhecimento penetrem em níveis mais profundos.

Exercícios em grupo melhoram o relacionamento entre o professor e o aluno, permitindo-lhes trabalhar de forma produtiva e apreciar o processo de aprendizagem.

O Yoga quebra a rotina da escola

Simples movimentos e exercícios de respiração podem ser facilmente inseridos em sala de aula, diversificando a rotina. Podem ser feitos com regularidade, ou de acordo com a necessidade (diminuição de atenção e energia).

Dedicar alguns minutos para respirar entre as diferentes atividades possibilita melhor assimilação do conhecimento, tornando a sala de aula harmoniosa e a aprendizagem um processo agradável e eficaz.

O stress em crianças manifesta-se por fadiga, desorientação, excitação, entre outros. O Yoga é uma excelente ferramenta para gerir os estados mentais. Com a regularidade, cria-se um estado de relaxamento, segurança e autoconfiança.

Basicamente procuramos alcançar quatro objetivos com as crianças:
Aumentar a flexibilidade e coordenação motora.
Incentivar a concentração e reduzir o nível de stress.
Melhorar a convivência com o meio ambiente.
Amenizar fenómenos críticos como o bullying e a dependência das redes sociais.


Trabalha-se o aumento da flexibilidade e da coordenação motora através de uma série de exercícios físicos do Yoga, selecionados de acordo com a faixa etária.

Através de um relaxamento guiado e técnicas de respiração, após cada sessão de exercício, estimula-se a concentração e a capacidade de relaxar.

O terceiro objetivo é uma melhor integração da criança ao seu meio ambiente natural e social, através de cinco conceitos universais que ajudam a ser feliz:

aprender a compartilhar
autodisciplina
boas ações
autoconhecimento
ecologia

A consciencialização para o bullying, a dependência das redes sociais e obsessão com a imagem são questões inerentes à própria filosofia.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
39 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.