Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

À Aprovação do Fármaco Ocrelizumab em Portugal (o 1º para a Esclerose Múltipla Primária Progressiva ) com a maior brevidade possível

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República.

Exmº Senhor Presidente da Assembleia da República.

Venho apresentar a seguinte petição. Pedido da aprovação com a maior brevidade possível, do medicamento inovador da Roche com o nome de Ocrelizumab.
Este é o primeiro medicamento para tratar os doentes com Esclerose Múltipla do tipo Primária Progressiva.
Até hoje, esta é uma das mais difíceis de aceitar e viver com alguma qualidade de vida, porque não tem uma medicação para estagnar a doença.
Trata-se de uma doença neurológica crónica, que afecta o sistema nervoso central. Na esclerose múltipla a mielina é destruída, impedindo uma adequada comunicação entre o cérebro e o corpo.
Por outro lado, o processo inflamatório que ocorre nesta doença lesiona as próprias células nervosas, causando perda permanente de diversas funções.
É uma doença para a qual ainda não existe uma cura, apenas alguns fármacos, (excepto para a forma Primária Progressiva) indicados para travar a evolução e evitar os surtos.
Embora não seja uma doença fatal, é muito incapacitante, afectando de modo significativo todos os aspectos da vida dos pacientes.
No caso da esclerose múltipla primária progressiva, leva a que a maior parte dos portadores, tenham que deixar a sua actividade profissional.
Esta afecta principalmente a locomoção, levando a ter que usar a ajuda de uma canadiana ou bengala. Nos piores dos casos, passam a depender de uma cadeira de rodas.
Uma vez que, em Portugal estima-se que existam mais de 5000 pessoas com Esclerose Múltipla.
A maioria dos casos é diagnosticada entre os 20 e os 50 anos, embora possa afectar pessoas muito mais jovens. .
Como portadora de Esclerose Múltipla na forma Primária Progressiva, diagnosticada há 4 anos. Com incapacidade superior a 60%, devido a mobilidade reduzida causada pela doença.
Em meu nome e de muitos outros portadores desta patologia, familiares e seus cuidadores. Peço que aprovem com a maior brevidade possível, o lançamento do medicamento Ocrelizumab para ser distribuído por todos os hospitais do País.

Deste modo, abaixo assinámos convictos que o Exmº Senhor Presidente da Assembleia da República, dará a sua especial atenção a este pedido.
E que por desta vez, não fiquemos na cauda da Europa, mas sim no cimo como um bom exemplo! Subscrevemos-nos atenciosamente com os melhores cumprimentos.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
5.288 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.