É URGENTE A REQUALIFICAÇÃO DA EB23 DE VIALONGA

Para: Ministério da Educação

Os pais e encarregados de educação e a sua Associação têm levantado a voz em protesto contra a situação precária da nossa EB23. Aprovámos moções, fizemos um abaixo-assinado com cerca de 2500 assinaturas, fizemos uma manifestação com cerca de mil pessoas, sempre acompanhados da comunidade educativa e das instituições autárquicas. A assembleia de freguesia, a Junta de freguesia, a Câmara municipal todos nos têm acompanhado nestas preocupações. A questão foi inclusivamente posta por diversas forças políticas na Assembleia da Republica.
As instalações físicas desta escola em nada contribuem para o bem-estar dos seus alunos e dos seus profissionais. As salas de aula são pequenas tendo de se “encaixar” algumas secretárias para permitir a presença de todos alunos das turmas. Nos dias mais frios de Inverno os alunos têm de se apresentar literalmente de luvas e casacos para suportar o frio das salas. Nos dias de verão, o calor intenso torna insuportável a sua presença nas salas. Não é possível usar climatização pois os quadros elétricos da escola não aguentam e disparam constantemente. As salas apresentam marcas evidentes de humidade constituindo um risco grave para a saúde dos alunos e dos profissionais, não falando das placas de amianto existentes que não conhecemos a dimensão dos seus riscos.
Os horários duplos existentes devido à falta de salas dificultam a escola de implementar outro tipo de projetos, pois estas encontram-se sempre ocupadas. O quatro contentores montados em 2011, embora já em estado de degradação, não foram retirados pois tornaram-se num espaço indispensável.
Os pátios são exíguos para os cerca de mil alunos da escola apresentando algum estado de degradação. Os campos desportivos não podem ser usados no Inverno pois são ao ar livre.
A educação física é feita num polidesportivo que fica a algumas centenas de metros da escola forçando os alunos (bastantes com 10 anos) a deslocarem-se a pé, ao sabor das intempéries e com os consequentes problemas de segurança. O ensino artístico da música é lecionado no Centro Comunitário que fica a algumas centenas de metros para o lado contrário, obrigando estes alunos a um vai e vem diário e constante ao longo do dia.
Concordando na generalidade com o projeto já existente para esta requalificação e ouvindo-se já vozes para a sua simplificação, é necessário que fique claro que o mesmo deverá contemplar a construção de um equipamento para a prática da Educação Física e de instalações para o Ensino Artístico da Musica nomeadamente um auditório e salas devidamente insonorizadas.
Urge ainda resolver o problema das centenas de alunos do Ensino Secundário obrigatório que diariamente são obrigados a sair da freguesia, inclusivamente para outros Concelhos, com os consequentes custos e transtornos facilitando o insucesso e o abandono escolar precoce.
Esperançados com o início dum novo ciclo governativo e com o desbloqueamento de algumas obras em curso noutras escolas, os pais e encarregados de educação, professores e população em geral vêm deste modo demonstrar as suas preocupações e exigir o imediato retomar deste processo que já há anos demais afecta a qualidade ensino dos nossos jovens.

Esta petição foi criada em 20 Outubro 2016