Alteração do sistema de recolha de lixo em Benfica/Lisboa

Para: Exmo. Sr. Presidente da Camara Municipal de Lisboa

O sistema de recolha de lixo em várias freguesias da cidade, como é o caso de Benfica, baseado em contentores de cor diferenciada, à guarda dos prédios, que são colocados na rua em dias diferenciados e destinados a diferentes tipos de lixo/resíduos, tem-se revelado pouco eficaz e causador de situações potencialmente perigosas para a saúde pública.
A educação e civismo dos cidadãos (ou a falta destes valores) exerce aqui um papel certamente relevante, mas não podemos deixar de salientar os problemas que este sistema, claramente ineficaz, tem causado:
- Nos meses do Verão torna-se incomportável ter o lixo orgânico dias consecutivos dentro das habitações;
- Muitos prédios não terão condições de espaço para abrigar 3 contentores no seu interior nem organização própria para gerir a colocação, e recolha, na via pública e nas devidas horas, dos contentores;
- Um população algo envelhecida para a qual se torna difícil o sistema de colocação de tipos de lixo diferenciados em dias específicos da semana;

Como consequência das situações referidas, às quais poderiamos acrescentar outras, os espaços antes ocupados por ecopontos e onde actualmente se encontram os "vidrões", têm-se tornado em depósitos do lixo a céu aberto, focos de doenças e um péssimo "cartão de visita" para quem nos visita.

Lisboa é uma cidade em que várias freguesias têm carcterísticas sociais, urbanisticas, arquitectónicas, etc., muito dispares e que, certamente, exigiram uma resposta diferenciada em termos de recolha do lixo/resíduos.
No caso concreto de freguesias com características como a de Benfica (haverá certamente muitas outras), o sistema de contentores (havendo hoje, como no vizinho concelho de Amadora, boas soluções neste capítulo) poderia ser uma solução mais eficaz e que fosse ao encontro das características e problemas acima levantados.

Solicitamos assim à Camara Muncipal de Lisboa, na pessoa do seu Presidente, que seja avaliada e implementada este tipo de solução, dado o reconhecimento praticamente geral e unanime de que o actual sistema redundou num fracasso, não respondendo às necessidades dos munícipes e sendo potenciador de situações que colocam em risco a saúde pública.

Muito obrigado.

Esta petição foi criada em 29 Setembro 2016