Petição pela requalificação imediata do troço entre Olhão Nascente e VRSA da EN 125. (Chega da estrada do terror!)

Para: Para: Assembleia da República

Petição pela requalificação imediata do troço entre Olhão Nascente e Vila Real de Santo António (VRSA) da EN 125.

(Chega da estrada do terror!)

Para: Assembleia da República

Os subscritores da petição abaixo assinada consideram que a decisão política de adiar, sem data prevista para o início das obras, a requalificação do troço da EN 125 entre Olhão Nascente e VRSA constitui um erro de uma gravidade extraordinária para a segurança dos cidadãos que a utilizam, para a mobilidade das populações abrangidas e para o desenvolvimento económico e social da região do Algarve.

A A22/Via Infante de Sagres foi concebida como uma via estruturante da organização da vida coletiva dos cidadãos que residem e trabalham no Algarve, mas com a introdução de portagens passou a ser incomportável para os cidadãos.
A EN 125, pelo facto de constituir uma via litoral altamente urbanizada, de evidente sinistralidade e mortalidade, não pode servir a população de forma segura e provoca dificuldades na mobilidade das populações, acresce exponencialmente os riscos de acidentes rodoviários e de mortes na estrada.

Assistimos a uma degradação acelerada do, já antes deteriorado, troço entre Olhão Nascente e VRSA. Há zonas deste troço complemente esburacadas, outras com amontoados de lixo, outras com circulação perigosa e outras altamente urbanizadas; pelo que a circulação no referido troço transformou-se num autêntico espaço de terror (desgastando física, psicológica e materialmente quem ali tenta circular).

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, referiu que espera (o que nada significa de concreto), no próximo ano, iniciar estas obras para garantir coerência na circulação. Disse, e aí concordamos, que estamos perante uma falta de coerência de circulação a que devemos colocar urgentemente um ponto final já. A falta de coerência implicou que este troço ficasse de fora da requalificação já iniciada entre Vila do Bispo e Olhão. De facto, não há coerência de circulação! O mesmo Secretário de Estado das Infraestruturas assegurou que decorrem negociações complexas com concessionárias, que envolvem sindicatos bancários e também o Tribunal de Contas. Ou seja, perante negociações complexas não se avizinha qualquer brevidade para o início das obras. Desde 2008 que o adiamento é constante. Basta!

Os subscritores desta petição consideram que a decisão de adiar sucessivamente a requalificação do troço entre Olhão Nascente e VRSA não pode continuar. As populações não aguentam mais. Assim sendo, os cidadãos e entidades abaixo-assinados exigem que o Governo tome as necessárias diligências para que, de uma vez por todas, se termine com a discriminação na incoerência de circulação e que seja datada e, consequentemente, iniciada a requalificação do troço supracitado. De igual modo, no exercício de direitos legalmente consagrados, solicitam à Assembleia da República que decida discutir esta matéria, propondo ao Governo que corrija a orientação que assumiu neste domínio.

Esta petição foi criada em 26 agosto 2016