Pias "Aldeia de Portugal"

Para: Aldeias de Portugal

Queremos a aldeia de Pias, Cinfães na lista das "Aldeias de Portugal".

A aldeia de Pias é uma povoação da freguesia e município de Cinfães, situada naquele que é considerado “o vale encantado” entre 150 e 200 metros de altitude na margem esquerda de um dos rios mais limpos da Europa, o Bestança e a sul do Rio Douro.

No fundo do vale, o Sol joga com este lugar às escondidas. De manhã desce lentamente pela encosta do Poente e à tarde, sorrateiramente escapa-se pela encosta voltada para o Nascente. A proximidade do rio e o facto de ter sido edificada uma ponte na idade média, determinaram a prosperidade da aldeia, já que a agricultura foi sempre a atividade principal da localidade.

Pias terá sido uma povoação importante e atrativa para todas as classes sociais, como se pode constatar pela existência de algumas importantes casas senhoriais, ao lado das quais se aninham alguns notáveis exemplares de genuína arquitetura popular. A povoação é rica em tradições, onde sobressai o folclore, mantém a prática de agricultura, as tradições religiosas, preserva também a sua gastronomia e muito das suas gentes.

Banhada por um rio de uma beleza infindável, imprescindível para o dia-a-dia dos habitantes no cultivo de campos e para fazer girar as mós dos antiquíssimos moinhos, é hoje também uma referência mundial a nível de lazer e turismo.

O património construído é também notável. No centro da aldeia, servida por antigas e pitorescas ruas de lajedo granítico, encontramos ainda uma levada de água que atravessa toda a povoação para a rega dos terrenos agrícolas, um relógio de Sol histórico, alminhas, duas capelas, várias casas senhoriais e recentemente o Centro de Interpretação Ambiental do Vale do Bestança.

Ermidas:
Capela de S. Gonçalo: XVII
Capela do Outeiro: XIX

Santo Padroeiro:
- Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus.

Gastronomia:
- Anho Assado;
- Arroz de Cabidela;
- Arroz de Costelas e Tronchuda;
- Cabrito;
- Cozido à Portuguesa;
- Painças;
- Papas;
- Torresmos...

Tradições / festas típicas:
Deixas para o Ano Novo;

- Poço Negro...

Grupos Folclóricos:
- Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis de Pias;
- Grupo Folclórico de Pias.

Coordenadas: N 41° 04.509 W 008° 04.422

Pias "Aldeia de Portugal", para Aldeias de Portugal foi criada por: Grupo de Moradores.