Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Reconstrução do Palácio de Cristal

Para: Câmara Municipal do Porto

O Palácio de Cristal (1865 — 1951) foi um edifício que existiu no antigo campo da Torre da Marca, na freguesia de Massarelos, na cidade do Porto, em Portugal. Foi inaugurado em 1865, e demolido em 1951 para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos, actualmente designado Pavilhão Rosa Mota.

O Palácio de Cristal, da autoria do arquitecto Thomas Dillen Jones, foi construído em granito, ferro e vidro, media 150 metros de comprimento por 72 metros de largura e era dividido em três naves.

Ao longo dos seus 86 anos de existência, o Palácio de Cristal acolheu muitas outras exposições, destacando-se a exposição das rosas, em 1879, a exposição agrícola, em 1903 e a Exposição Colonial, inaugurada em Junho de 1934.

O Palácio de Cristal foi ainda um importante espaço de cultura, contendo um órgão de tubos que era dos maiores do mundo. Foi neste palácio que se realizaram importantes concertos do compositor Viana da Mota ou da virtuosa violoncelista Guilhermina Suggia.

O palácio foi destruído em 1951. O edifício foi demolido em menos de um ano, sendo destruído à martelada o órgão de tubos.

Devido à contestação popular à demolição, a designação Palácio de Cristal tem sobrevivido até aos nossos dias.

Ainda hoje os habitantes da cidade reagem com indignação à decisão política desastrosa, imponderada, insensível e irrazoável, de demolição do Palácio de Cristal, decisão que descaracterizou e empobreceu culturalmente o Porto.

Os portuenses consideram que esta decisão, publicamente contestada na época, resultou num colossal erro histórico imposto contra a vontade popular e num dano efectivo contra a cidade. Ainda que o Palácio de Cristal, na sua construção original, tenha sido demolido para sempre, é hoje possível repôr o edifício, ainda que não necessariamente no mesmo local, dado o seu interesse arquitectónico. Os erros não se aceitam, corrigem-se e reparam-se.

Nestes termos, solicitamos à Câmara Municipal do Porto, que forme uma comissão destinada a promover a reconstrução do Palácio de Cristal, tendo por base o projecto arquitectónico original, reparando assim a cidade do Porto dos prejuízos causados, estrutura que deve ser dada à cidade como um espaço de cultura.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
15 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.