Antiga Casa do Alcaide-Mor do castelo de Estremoz

Para: Câmara Municipal de Estremoz

Na cidade de Estremoz, com um património construído riquíssimo, não deveria ser aceitável a alienação do mesmo, apenas por incúria da autarquia ao longo das últimas décadas em relação aos imóveis históricos que tem à sua guarda e devidamente classificados como bens patrimoniais, e não soube aproveitar, por inépcia, como outros municípios por este país fora souberam fazer, as oportunidades que estiveram acessíveis.

A venda em hasta publica da antiga Casa do Alcaide-Mor do Castelo de Estremoz efectuada no passado dia 14 de Maio, não foi uma solução adequada, quer do ponto de vista económico, quer do ponto de vista patrimonial.

Do ponto de vista económico porque, como se verificou o arrematante pagou o sinal da compra com um cheque sem provisão, mesmo depois da Câmara Municipal de Estremoz ter dado um prazo para a regularização do incumprimento, prazo esse que expirou no passado dia 27 de Maio.
Do ponto de vista patrimonial porque, o que seria necessário a esta cidade para a preservação da sua memória histórica era um núcleo museológico da então vila de Estremoz na época medieval, que tarda em ser concretizado.
Naturalmente esta seria uma utilização mais adequada, e de interesse público, ao imóvel vendido em hasta pública, tendo em conta a sua localização.

Perante estes factos, os subscritores da presente petição vêm requerer à Câmara Municipal de Estremoz:
A anulação imediata da venda do imóvel em causa.
A elaboração e implementação de um projecto de recuperação e reutilização do mesmo de forma a contribuir a preservação da memória histórica da vila medieval de Estremoz, elevada em 1926 à condição de cidade.

Esta petição foi criada em 22 junho 2016