Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela Verdade/Transparência e Imparcialidade nas Classificações das Marchas Populares de Lisboa

Para: Bairros de Lisboa, Coletividades, Populares e Juntas de Freguesia

-Esta petição tem o conceito de vir a se debater e de lutar pela VERDADE/TRANSPARÊNCIA/IGUALDADE E IMPARCIALIDADE sob as classificações das Marchas Populares de Lisboa.

-Ano após ano quem é marchante, organizador, staff entre outros envolvidos e que dão o seu total contributo em prol da organização de uma Marcha Popular, vêem o seu trabalho não dignificado e simplesmente desprezado pela entidade organizadora das Marchas Populares de Lisboa, EGEAC.

-O atual modelo de classificação tem que ser revisto pois apresenta total intransparência quanto ao seu/s critério/s de avaliação.

- A EGEAC ano após ano tem tido uma abordagem de atribuição de classificações "viciadas" e de origem dúbia face a este tema, prejudicando gravemente as Marchas Populares de Lisboa em si.
Incentivando no presente e de futuro á desistência por parte dos marchantes que representam as marchas ditas mais fracas e fazendo com que certos bairros e alguns deles emblemáticos da cidade deixem de concorrer ano após ano.
Por palavras corretas estão a "matar" aos poucos uma das tradições mais emblemáticas da cidade aos olhos de toda as pessoas.

- Assim sendo debatemo-nos pela mudança dos atuais critérios do sistema de votação, em que os mesmos passariam a ser pelo sistema idêntico ao do festival Eurovisão.
Em que teríamos um representante músico ou ligado ás artes (morador no bairro) a atribuir classificação e em direto por pontos de 1 a 10 e em que apenas poderia votar no nº máximo de 10 (dez) marchas e não podendo votar na sua respectiva.
Outra "fatia" do bolo do sistema de votação seria também pela votação através do televoto/site com e-mail registado/facebook e por último teríamos a atribuição da pontuação do júri designado pela EGEAC em que o mesmo após os desfiles da Avenida, reunia em local neutro e em direto ditava a pontuação atribuída a cada marcha pelo sistema de 1 a 20 pontos, não podendo não classificar nenhuma marcha tendo que lhe atribuir pelo menos 1 ponto.

- Outra exigência a que nos debatemos é os relatórios em relação ás prestações de cada marcha o mesmo ser tornado público.

Apelamos a todos os Marchantes/Ex-Marchantes, Organizadores de Marchas, Lisboetas e restantes cidadãos que gostam, vivem, sentem e amam as Marchas Populares de Lisboa que assinem esta petição e que a partilhem com os vossos amigos/família, porque não podemos deixar MORRER desta maneira esta tradição que é das mais emblemáticas da nossa querida cidade de Lisboa!

- Em breve divulgaremos a nossa página oficial de Facebook, onde aprofundaremos com mais intensidade este tema.

Muito Obrigado a todos/as

- Quando atingirmos por números expressivos esta petição faremos chegar a mesma a todas as autoridades competentes e organizadoras do concurso.

- Se não formos pelo menos ouvidos por alguém quer da EGEAC quer da CML para o encaminhamento de um acordo ou pré-acordo face á reivindicação acima citada, faremos nos fazer ouvir ao longo dos próximos meses com manifestações á porta das respectivas entidades e em último recurso iniciaremos um boicote em massa ao concurso das marchas de 2017.

Digam SIM pela VERDADE/TRANSPARÊNCIA E IMPARCIALIDADE nas classificações das Marchas Populares de Lisboa!

- MARCHAS UNIDAS JÁ MAIS SERÃO VENCIDAS!


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
326 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.