Tabelar preços da electricidade e do gás

Para: Governo da República / Assembleia da República

Segundo o Gabinete de Estatíticas Europeu, Portugal destaca-se no que toca ao peso do preço da electricidade e do gás no orçamento mensal. O consumo individual, assim como a possibilidade de expansão empresarial e contratação são afectados pelos elevados preços de bens que, em qualquer país desenvolvido, são essenciais.

A prosperidade da economia portuguesa tem 3 grandes entraves neste momento:

1) Conjuntura da economia europeia - o abrandamento da economia da União Europeia, onde estão os maiores parceiros comerciais de Portugal, leva a que não haja dinâmica no sector da exportação;

2) A legislação e burocracia - em determinadas áreas de actividade (tome-se, como exemplo, a exploração do maior recurso do nosso país, o mar), impede o estabelecimento de PME's inovadoras e dinamizadoras do pouco diversificado tecido empresarial português;

3) Os exorbitantes preços da energia - as facturas mensais do gás e electricidade "matam" qualquer expectativa optimista em relação à expansão do tecido empresarial, quer em número de empregados, quer em diversidade de negócio.

Esta petição serve para fazer chegar à Assembleia da República a discussão sobre a necessidade de baixar impostos no sector da energia (os impostos são uma ferramenta útil a longo prazo mas castradora da economia a médio e longo prazo) e de serem estabelecidos limites para a negociação dos preços do gás e electricidade, ainda que à custa de um menor lucro das operadoras nacionais. Estas medidas visariam permitir aos empregadores e possíveis investidores a criação de postos de trabalho, assim como a captação de investimento estrangeiro.

Esta é uma petição dos cidadão para os seus mais bem pagos empregados, os governantes. É justo que, sem demagogias ou adaptações de guiões políticos escritos além-fronteiras, se chegue a um consenso parlamentar em relação a este assunto.

Assine, por si, pelo seu futuro e pelo futuro de Portugal!

Tabelar preços da electricidade e do gás, para Governo da República / Assembleia da República foi criada por: Real Clube Progressista.
Esta petição foi criada em 28 maio 2016