Desperdício alimentar

Para: Assembleia da República

Todos os dias sem falta, existem enormes quantidades de comida que são desperdiçadas, que vão parar ao lixo sem dó nem piedade, e tudo isto é causado por vários tipos de empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas ou mesmo pelo próprio consumidor.
Muitos dos alimentos que são desperdiçados poderiam ser aproveitados para ser entregues a quem mais precisa, mas infelizmente muitas vezes, ao invés de se aproveitar esses mesmos alimentos, muitas empresas têm a grande tendência de pôr esses mesmos alimentos que ainda consumíveis, no lixo. Muitas pessoas com grandes dificuldades na sua vida, e também com dificuldades em encontrar algo para comer, vêem-se privados de um direito que têm, do direito de serem tratados com dignidade.
Doar os alimentos não causa dano em termos monetários a nenhuma empresa, doar os alimentos não estraga a imagem de uma empresa, seja ela qual for, muito pelo contrário!
Ao doar os alimentos estamos a proteger os direitos humanos de todas as pessoas, ao doar os alimentos estamos a criar um sorriso, ao doar os alimentos estamos a ser solidários de quem mais precisa de ajuda.
Mais do que isto, para além das empresas, segundo a National Geographic existem ainda muitos alimentos que são desperdiçados todos os dias por vários consumidores aqui em Portugal, passo logo a citar:

"O Projecto de Estudo e Reflexão sobre Desperdício Alimentar (CES/UNL) apurou que 17% da comida produzida no país é desperdiçada antes de chegar à mesa do consumidor. Do milhão de toneladas anuais de comida desperdiçada em Portugal, o projecto apurou que 324 mil perdem--se em casa dos consumidores.

Na verdade, os consumidores são cúmplices: compram produtos a mais porque há alimentos atraentemente embalados e baratos ao virar de quase todas as esquinas. Guardam os alimentos de maneira desadequada: interpretam à letra as datas de validade, embora as etiquetas tenham sido concebidas para indicar a data de máxima frescura e não a segurança alimentar. Esquecem-se de comer os restos da refeição, esquecem-se dos sacos com restos nos restaurantes e são pouco penalizados (ou não o são de todo) por deitar para o caixote do lixo alimentos comestíveis."

Têm que existir medidas, como campanhas e leis para acabar com isto, num país democrático, é totalmente inaceitável deixar que tal ultraje continue. Enquanto cidadãos portugueses temos que lutar contra esse tipo de situação.

Para mais informações têm aqui estes links:

Esta petição foi criada em 10 Maio 2016