Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Aumenta o som, baixa o IVA!

Para: Assembleia da República

O direito à Cultura, consagrado na Constituição da República Portuguesa no seu artigo 78.º, tem sido posto em causa por uma política de desinvestimento, desresponsabilização do Estado e elitização do acesso à criação e à fruição cultural.

Tal como a Constituição consagra, a Cultura tem de ser encarada como uma componente essencial da Democracia e de um país desenvolvido, um direito que foi conquistado pelo povo português e pela juventude.

Os instrumentos musicais não são um luxo: para quem vive da música, são um instrumento de trabalho e para quem faz música nos tempos livres, são um bem cultural essencial. Consideramos, portanto, injusta a sua tributação à taxa máxima de IVA (23%), e defendemos que, tal como outros bens culturais (livros, revistas, jornais, etc.), os instrumentos musicais devem ser sujeitos à taxa reduzida do IVA.

Assim, os músicos, artistas, dirigentes associativos, agentes culturais, espectadores e outros signatários desta petição exigem a inclusão dos instrumentos musicais na lista de bens e serviços sujeitos à taxa reduzida de IVA, a 6%, como uma forma de estimular a criação e fruição cultural e artística.


Qual a sua opinião?

Aumenta o som, baixa o IVA!, para Assembleia da República foi criada por: Palco Novos Valores da Festa do Avante!.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
2.023 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.