Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Reconhecimento público a um dos maiores cantautores do nosso país Pedro Barroso

Para: Ao Ministério da Cultura Att. Exmo. Sr. Ministro da Cultura

A música de Pedro Barroso é transversal e atravessa idades e gerações, sempre plena de significados e de sensibilidade.
Vindo inicialmente de uma área de intervenção crítica, a música e as palavras de Pedro Barroso têm denotado uma progressiva opção temática de um carácter mais abrangente, onde releva uma aprofundada procura dos seus grandes temas de sempre - o amor, a solidariedade, a História, a reflexão íntima sobre os valores da vida - assumindo-se como um autor sério e rigoroso, cada vez mais respeitado enquanto cantor, poeta e compositor.
Considerado como um dos últimos trovadores de uma geração inconformada que ajudou, pela canção, a conquistar as liberdades democráticas para Portugal, Pedro Barroso continua a constituir-se como uma proposta alternativa, sempre irreverente, critica e sensível nos seus concertos, repletos de emoção e coloquialidade.
A par com uma extensa Discografia como autor e compositor (cerca de 30 discos editados, entre Ep’s, singles, LP’s, CD’s, Antologias várias e discos colectivos), Pedro Barroso tem também publicado poesia («Cantos falados» ed. Ulmeiro, 1996; «das Mulheres e do Mundo» ed. Mirante, 2003) e ficção ( “O País Pimba” Ed Calidum, 2006, brevemente “Contos Anarquistas”)
"PB actuou até hoje em praticamente todas as grandes Salas portuguesas (Coliseu, Aula Magna, Fórum Lisboa, Rivoli, Pavilhão Atlântico…) e ainda na Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Croácia, Espanha, EUA, França, Holanda, Hungria, Luxemburgo, China, Suíça e Suécia. Em muitos destes países actuou, também em cadeias de TV e Rádio, venceu prestigiados prémios e foi muitas vezes convidado a dar palestras sobre a Cultura portuguesa. É co autor de trabalho publicado com José Saramago, ainda antes da sua distinção com o Prémio Nobel da Literatura. Foi autor em 2002 do Manifesto sobre o estado da Música Portuguesa e membro dos Corpos Gerentes do Sindicato dos Músicos e da Sociedade Portuguesa de Autores.
A par com uma fecunda Discografia como autor e compositor (cerca de 30 discos editados, entre Ep’s, Singles, LP’s, CD’s, Antologias várias e discos colectivos), publicou também vários livros, integrou Júris literários. Em 1994 foi convidado para actuar no Luxemburgo, integrado nas actividades do Ano Europeu da Cultura e foi agraciado pela Casa do Ribatejo com o título de “Ribatejano Ilustre” . A Associação 25 de Abril homenageia-o como uma das vozes de Abril em Lisboa, Coliseu, 2009 e ainda hoje mantém paginas com milhares de admiradores e seguidores no Face.

Será unânime a justeza e a quase obrigatoriedade de ser reconhecido pela obra que tem feito em prol da cultura portuguesa.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
779 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.