Atribuição de nome do Atleta "Paulinho", Campeão Mundial e Europeu e Recordista do Guiness, a Jardim na Praia da Barra

Para: Câmara Municipal de Ílhavo

Paulo Henriques, ou como todos o tratamos carinhosamente, "Paulinho", é o atleta da Praia da Barra que conquistou vários títulos, entre eles os de Campeão Europeu e Mundial e o de Recordista do Guiness. Estes feitos, só por si enormes, são conquistas de um gigante atleta que tem a particularidade de ser portador de trissomia 21.

O que venho propor é a atribuição do seu nome a um espaço público, na Praia da Barra. A proposta visa homenagear o "Paulinho" Campeão, o "Atleta da Casa", e simultaneamente criar um novo marco na Praia da Barra.

O espaço que sugiro é o Jardim sito na Urbanização da Quinta da Barra, o qual compreende vasta zona ajardinada, um "playground" (campo de futebol e tabelas de basket) e um parque infantil.

Esta merecida e mais do que justa homenagem resultaria na colocação de placas identificadoras em cada um dos acessos ao Jardim. Inclusive, tratar-se-ia de um investimento praticamente nulo, porém carregado do mais valioso simbolismo e reconhecimento social e comunitário.
--- sugestão de texto para as placas:
"Jardim Paulinho (Paulo Henriques) - Campeão do Mundo, Campeão da Europa e Recordista do Guiness".

Na qualidade de cidadão, é meu entender que a tangibilização da homenagem proposta encerra um justo e público reconhecimento à capacidade de entrega e esforço do Atleta Campeão "Paulinho", mas também de todos os que lhe são próximos e que o apoiam com todas as necessárias condições! O "Paulinho" é alguém que superou todas as normais dificuldades (e mais uma!) e chegou ao topo! Um exemplo para todos nós (homens, mulheres, pais, irmãos...) e que ilustra que os objetivos estão à distância de ser alcançáveis.

A todos os que se revejam na minha proposta, por favor, assinem e divulguem. A possibilidade de uma homenagem deste género foi já aflorada junto da Edilidade Ilhavense, a qual já se tendo associado a anteriores momentos oferecidos ao Atleta Campeão "Paulinho", certamente se revê nesta concreta sugestão.

Para que o "Jardim Paulinho (Paulo Henriques)" venha a ser realidade, a breve trecho!

Em jeito de conclusão, a homenagem proposta resultará num mais do que merecido e justo reconhecimento e perdurará no tempo, permitindo que população residente, turistas e visitantes tomem conhecimento dos feitos do "Paulinho". E, resultará, quiçá, em mais uma enorme alegria para o "Paulinho" e para os seus!

A título de curiosidade, infra, algumas notícias dos media.

:: RÁDIO TERRANOVA
"O atleta do CASCI Paulo Henriques fixou o recorde do mundo ao cumprir a meia maratona do Douro Vinhateiro, conseguindo um feito inédito. O carácter excecional "está no facto da prova ter sido cumprida por um atleta portador de síndrome de Down". Paulinho correu na prova de atletismo realizada na Régua, "com grande êxito desportivo".
Foi a primeira pessoa do mundo com Síndrome de Down a concluir uma meia-maratona (21.097,5 metros). "Contraria as ideias que a classe médica tem sobre as capacidades físicas de atletas com Síndrome de Down". "Não há registos a nível mundial de uma pessoa com a patologia do Paulo, conseguir cumprir esta competição que obriga a um esforço extraordinário", referiu na Terra Nova Joana Agostinho, professora no CASCI e uma das técnicas que acompanha a evolução do grande campeão Paulinho."" - http://www.terranova.pt/noticia/desporto/paulinho-e-o-melhor-do-planeta-correr-meia-maratona-recorde-do-mundo-fixado-pelo#sthash.MbPbOW8i.dpuf

:: ATLETAS.NET
"Um palmarés de luxo
Paulo Henriques não é um atleta normal. É portador de Trissomia 21 ou Síndrome de Down e durante muito tempo a falta de competições específicas para os atletas como o Paulo, levou a que tivesse de competir em inferioridade face a outros atletas com outros tipos de deficiência intelectual. Mas isso mudou em 2010, quando é criada a IAADS – Federação Internacional de Desporto para Atletas com Síndrome de Down e é dada luz verde para a realização do 1os Campeonatos do Mundo de Atletismo Síndrome de Down, que decorreram no México. Paulo é chamado à seleção nacional portuguesa e foi a grande figura desses campeonatos. Arrebatou os títulos de campeão do mundo dos 800 e 1500 metros e logo, ambos, com recordes mundiais. Foi a confirmação, sobretudo da determinação incrível de Paulo. O irmão recorda um episódio que mostra bem essa força de vontade e querer absolutamente invulgares: «Semanas antes da partida para o México o Paulo dizia a toda a gente que ía ser campeão do mundo e ninguém parecia o levar a sério. Um dia foi encontrado deitado, numa rotunda, em estado de exaustão e desidratação, a meio de um treino. Uma pequena multidão juntou-se à sua volta e chamaram inclusivé o INEM. Ele bebeu água, recompõs-se e foi-se embora dali a correr, deixando toda a gente sem saber o que fazer ou dizer enquanto ele exclamava: «Tenho de ir acabar o treino!». Quando chegou a casa eu nem queria acreditar. Tinha feito 3 horas de corrida sob um sol escaldante»." - https://atletas.net/reportagens/especial-de-corrida/1426070410

:: PÚBLICO.PT
"Paulo Henriques ou Paulinho, corredor do CASCI (Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo), bateu novo recorde mundial dos 10 mil metros, na segunda edição da Corrida Popular Costa Nova, prova de atletismo realizada no dia 18.
O recorde foi conseguido com o tempo de 00h52m10s, tendo superado o anterior máximo que estava nos 00h53m33s.
Em Maio deste ano, Paulinho foi a primeira pessoa do mundo com Síndrome de Down a concluir uma meia maratona (21.097,5 metros), tornando-se assim, juntamente com o êxito de sábado, o melhor do mundo na categoria de “corredores-atletas” com Síndrome de Dowm.
Campeão de atletismo com vários títulos mundiais e europeus, Paulinho é embaixador vitalício da Corrida Popular da Costa Nova, no concelho de Ílhavo, cuja distância se encontra certificada pela Federação Portuguesa de Atletismo." - http://www.publico.pt/desporto/noticia/paulinho-tem-novo-recorde-mundial-1702778

Esta petição foi criada em 25 Fevereiro 2016