Queremos Portugal na Eurovisão

Para: Exmo(a) Sr.(a) Presidente da Assembleia da República Portuguesa

No passado dia 7 de Outubro, a RTP anunciou a sua retirada do maior festival de música europeia e do mundo, o Festival Eurovisão da Canção. Esta decisão implica também a não-realização do Festival da Canção, o único programa em Portugal de promoção e difusão de música inédita e original, escrita por autores portugueses.

Esta petição pretende que os senhores deputados reflitam e analisem:

- É aceitável que em Portugal não exista qualquer programa de televisão que defenda e promova a música inédita e original feita em Portugal. Não será essa a missão de uma estação pública de televisão?

- Ao não participar na Eurovisão, a RTP faz com que Portugal esteja ausente do maior programa de música do mundo, onde estão presentes mais de 4 dezenas de outros países. É aceitável que Portugal não se faça representar num evento europeu destas dimensões?

- Ao não participar na Eurovisão, a RTP não permite que autores e artistas nacionais divulguem o seu trabalho internacionalmente, assim como não permite a divulgação da música e cultura portuguesas no mundo. Mais uma vez, não é esta a missão de uma estação pública de televisão?

- A participação de Portugal na Eurovisão não deveria ser feita envolvendo a indústria musical portuguesa, nomeadamente rádios, editoras, empresas de espetáculos e o público em geral, numa estratégia de promoção e planeamento, por parte da RTP, que faça com que Portugal compita de igual para igual com os demais países europeus participantes?

SE CONCORDA, POR FAVOR, ASSINE EM BAIXO

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O QUE É A EUROVISÃO E O QUE É QUE IMPLICA A NÃO-PARTICIPAÇÃO?

O Festival Eurovisão da Canção é um festival de música onde vários países europeus marcam presença anualmente, sendo, desde 1956, um símbolo da unidade e identidade europeia.

Visto todos os anos por mais de 150 milhões de europeus e por outros tantos milhões no resto do mundo, foi através da participação neste evento que grandes nomes da música portuguesa iniciaram, ou cimentaram, as suas carreiras e que outros tantos artistas internacionais fizeram explodir as suas carreiras internacionalmente, como é o caso dos ABBA e de Celine Dion.

O Festival da Canção, que serve como o método de seleção da canção que representa Portugal na Eurovisão, teve um papel importante na passagem de Portugal para um Estado democrático quando a canção vencedora do festival de 1974, “E Depois Do Adeus”, foi usada como sinal de começo para a Revolução dos Cravos, que derrubou com o Estado Novo e com a ditadura instaurada em Portugal há mais de 40 anos.

Tantas e inúmeras canções que passaram por este festival conquistaram um lugar no coração e no imaginário dos portugueses. “Ele E Ela”, “Desfolhada”, “Tourada”, “Sobe, Sobe, Balão Sobe”, “Playback”, “Conquistador”, “Chamar A Música”, “E Depois Do Adeus”, são apenas algumas das muitas canções que fazem parte da cultura e génese do povo português e cujas letras sabemos trautear quase por instinto.

Com tantos nomes sonantes e com talento na música portuguesa, não podemos aceitar que a solução passe por desistir de participar num evento cultural que tem tanta história e que é uma janela de divulgação do nosso país de proporções apenas comparáveis a grandes eventos desportivos.

Acreditamos piamente que temos artistas, autores, compositores e produtores em Portugal com capacidade para dignificar o nome de Portugal neste grande evento da música europeia.

No decorrer dos últimos anos o Festival tem perdido algum interesse junto do público português, em contraponto com o interesse que tem aumentado na generalidade dos países europeus. Esse facto muito se deve à falta de visão estratégica nacional, que não soube adaptar-se à nova realidade do panorama musical português e aos moldes da competição internacional. Várias televisões europeias adaptaram-se e fizeram crescer o evento para lá das fronteiras da Europa, tendo por base eficientes planos de promoção e marketing e de uma grande produção televisiva, levando a que, hoje, o Festival Eurovisão da Canção, ou como conhecido internacionalmente Eurovision Song Contest, seja um dos eventos mais vistos anualmente em todo o mundo.

Portugal não pode ficar de fora do panorama musical europeu. Tem, isso sim, de se adaptar e modernizar a seleção portuguesa para a Eurovisão.

Chegou a altura de levar este assunto onde ele merece ser discutido, na casa do povo, junto daqueles que foram legitimamente eleitos para o representar, a Assembleia da República.

Se tal como eu acreditas no valor dos artistas portugueses, se tal como eu acreditas que Portugal pode mais, podendo, com ambição, organizar uma melhor seleção de canções para nos representar na Eurovisão e com vontade de vencer, então assina esta petição.

Pedro Fernandes
1º Signatário