Protecção nos "rails" para motociclistas

Para: Exmº Senhor: Presidente da Assembleia da República

Os motociclos são taxados em valores semelhantes aos automóveis ligeiros.
Para os motociclos a gasolina é, obviamente, ao mesmo preço que é para os automóveis ligeiros;
Nas portagens, se não tiverem identificador Via Verde, o custo é o mesmo que o de um automóvel ligeiro;
Em termos de IUC pagam substancialmente mais que um vulgar automóvel (por exemplo um motociclo de 600 cm3 paga sensivelmente o mesmo que um automóvel de 1.600 cm3 enquadrado no anterior IUC).

Perante isto, é urgente e imperioso eliminar o que de mais perigoso as estradas e auto estradas têm para os motociclistas :

A falta de protecção nos rails das estradas e auto estradas.
Um despiste, mesmo a muito baixa velocidade, de que resulte colisão contra as estacas dos rail´s de protecção, é fatal.

A simples colocação de "saias" metálicas em todas as estacas ( e não só no exterior das curvas, como se vai constatando) que suportam os rails evitaria muitas mortes e feridos com mais ou menos gravidade que ocorrem por falta dessa protecção.

Também a tinta usada para marcação de estradas e AE é altamente escorregadia, o que se acentua com piso molhado

Estamos a falar da vida de pessoas e de prejuízos avultados para a saúde e para a economia.

Por isso apresentamos esta PETIÇÃO que tem por finalidade que seja discutida na Assembleia da República a obrigatoriedade de colocação de protecções nas estacas que suportam os rails, quer nas estradas municipais, nacionais quer autoestradas e a aplicação futura de outro tipo de tinta anti-derrapante, nas marcações.

Fontes de financiamento não faltarão, a começar pelo IUC que os motociclos pagam, encaminhando essa verba para que os Municípios e o Estado coloquem as protecções nas estradas camarárias e nacionais e uma parte da verba arrecadada com as portagens dos motociclos ser, obrigatoriamente, utilizada para o mesmo fim nas Auto Estradas.

Esta petição foi criada em 11 Setembro 2015
1.271 Pessoas