Petição por mais Bolsas para Erasmus Placement

Para: Universidade de Coimbra

Ex.ma Sra. Dra. Filomena Marques de Carvalho, Chefe da Divisão de Relações Internacionais

Como é do conhecimento de Vossa Excelência, todos os anos, dezenas de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra realizam programas de Mobilidade internacional, incluindo os programas Erasmus. Para o próximo ano letivo, de 2015-2016, candidataram-se 126 estudantes para durante o seu 6º ano do curso de Medicina, realizarem uma parte do seu estágio noutras cidades europeia, no âmbito do programa Erasmus Placement, tendo esses alunos a oportunidade única de experienciarem ambientes diferentes e métodos de ensino diferentes, de aprenderem mais sobre a cultura e a língua de um outro país europeu, promovendo assim a integração dos povos europeus.
Acresce que estes estudantes vão estar a estagiar em instituições de saúde europeias e que com certeza apreenderão conhecimentos, meios, técnicas, entre outros, que enriquecerão a sua carreira profissional ao serviço dos cidadãos portugueses.
Neste ano, está previsto que entre 120 e 130 alunos vão realizar programas de Erasmus Placement, projetando a imagem internacional da nossa Universidade. No entanto, até à data, apenas 81 estudantes vão receber bolsas Erasmus. Ou seja, a internacionalização de cerca de 40 alunos está ameaçada pela falta de Bolsas. Como sabemos, um programa Erasmus é sempre bastante dispendioso para o estudante, com o acumular de despesas várias, a que acresce em alguns casos o maior custo de vida médio de alguns países em relação ao custo de vida médio de Portugal.
Assim, vimos por este meio pedir a Vossa Excelência que sejam concedidas bolsas aos restantes alunos que se candidataram ao programa Erasmus Placement. Para fundamentar a nossa posição elencamos os seguintes motivos:

• Como já foi referido, mas não deve deixar de ser reforçado, realizar um programa Erasmus é uma experiência muito enriquecedora para os estudantes e futuros médicos de Portugal. Como é sabido, uma experiência internacional valoriza bastante qualquer currículo e, nos dias que correm, é um dos aspetos mais importantes de um currículo.

• A criação de mais condições para a internacionalização dos estudantes de Medicina representa um investimento no futuro. Certamente que a experiência internacional representa um acréscimo de qualidade aos estudantes finalistas de Medicina e jovens médicos do nosso Serviço Nacional de Saúde.

• A possibilidade de um maior número de alunos realizar um estágio numa Universidade estrangeira, representa também uma promoção da Universidade de Coimbra. Uma maior promoção da Universidade junto dos outros estudantes europeus levará a que mais estudantes, quando decidirem realizar um programa Erasmus, escolham a Universidade de Coimbra (UC) como o seu destino, reforçando a imagem da UC como uma universidade do mundo, e não apenas de um país.

• Como é conhecido, atualmente, as classificações internacionais das Universidades atribuem um peso bastante significativo à capacidade de uma Universidade enviar e receber estudantes, mediante programas de mobilidade como os programas de Erasmus. Ou seja, o investimento na internacionalização representa também para a UC uma oportunidade de melhorarmos a classificação da nossa Universidade e contribuirmos para um maior reconhecimento da Instituição.

• Por último, a internacionalização de mais alunos contribuirá para uma maior integração entre os povos europeus, o que é especialmente importante, estando nós a atravessar uma época em que começam a reaparecer tensões entre as nações europeias.

Os alunos abaixo-assinados,

Esta petição foi criada em 29 Agosto 2015