Pela Continuidade do Festival Internacional de Teatro de Setúbal

Para: Secretário de Estado da Cultura Dr. Jorge Barreto Xavier

O Festival Internacional de Teatro de Setúbal encontra-se na sua 17ª Edição, no entanto, são já 20 os anos de persistência e crescimento da Festa do Teatro.
A sua primeira edição foi a forma que o Teatro Estúdio Fontenova encontrou para assinalar os seus dez anos de actividade regular. São pois, 30 os anos que o Teatro Estúdio Fontenova celebra com amor e dedicação a uma arte em que vemos vida e paixão, noites mal dormidas, mas sorrisos nos lábios, discussões vivas, nossas e do público. Tudo isto nos orgulha, e certamente orgulhará, também a cidade de Setúbal e o município. Acreditamos que deveria também orgulhar o Secretário de Estado da Cultura/Direcção Geral das Artes.

O ano passado o Festival foi apoiado pela DGArtes e permitiu um grande incremento para o seu crescimento. Procurámos manter e até reforçar, a qualidade do festival deste ano e, por isso, arriscámos na programação e numa extensão temporal prevista para Novembro, assim como um lançamento de um concurso de novos textos dramáticos, “Cenas Escritas”.
Face ao não apoio a todas as candidaturas (Apoios, Indirecto - Acordo Tripartido Bienal, Directo - Acordo Anual Bienal, apoio à Internacionalização, apoio Directo Pontual) não sabemos agora como garantir a sustentabilidade do Festival, como suportar um investimento já realizado, como possibilitar o crescimento, uma maior profissionalização e uma aposta em novos projectos?
Está em causa a continuidade deste festival, e também, do trabalho do Teatro Estúdio Fontenova (entidade organizadora do Festival). Será que não poderá existir um grande festival de teatro em Setúbal?

Os abaixo-assinados vêm por este meio reivindicar a Sua Exa. O Secretário de Estado da Cultura Dr. Jorge Barreto Xavier o apoio ao Festival Internacional de Teatro de Setúbal - Festa do Teatro de forma a garantir a sua exequibilidade e continuidade.

Esta petição foi criada em 26 agosto 2015