petição pela trasladação de Fernando Peyroteo para o Panteão Nacional

Para: assembleia da república

Fernando Peyroteo, foi o maior marcador de sempre do futebol nacional. “Era uma máquina de fazer golos”, como um dia disse Cândido de Oliveira. Em 12 anos de carreira, marcou 529 golos em 327 jogos, e o número de golos sobe para a inacreditável soma de 700 remates certeiros, se incluirmos amigáveis e torneios disputados.

Era uma máquina de fazer golos

Cândido de Oliveira

Peyroteo, vindo da então colónia portuguesa de Angola, estreou-se pelos leões, logo num Sporting x Benfica (5x3), a 12 de Setembro de 1937, com dois golos. Tinha apenas 19 anos.

Chegada ao Sporting

No começo da sua carreira, na época de 1937/38, havia somente 12 equipas na Primeira Divisão. Eram já 14 em 1948/49, quando Peyroteo abandonou o futebol.  Apesar do campeonato ser disputado por poucas equipas, Peyroteo marcou golos como mais nenhum jogador na história do futebol português.

O maior dos goleadores do futebol nacional terá sido o último dos heróis românticos, de uma outra era do futebol, onde se jogava por amor à camisola e se respeitava sempre o adversário.

Em 1949, quando terminou a sua curta carreira, numa vitória de 8-0 sobre o Oriental – três golos foram seus.

Peyroteo, o homem-golo dos «cinco violinos», sabia procurar a melhor colocação no terreno à espera dos centros da direita ou da esquerda, metendo muitos e bonitos golos sem deixar que a bola chegasse ao chão.

Após inúmeros golos e exibições memoráveis, a fama de Peyroteo chegou a França. No Natal de 1945 emissários de Bordéus quiseram falar-lhe. Não os recebeu. O casamento com o Sporting era indissolúvel e o seu amor ao leão rampante, maior aos francos que os Girondins lhes prometiam...

A sua postura de correcção valeu-lhe ter vencido em Abril de 1939 o concurso de «o mais popular desportista português», concurso organizado pelo jornal «O Século». Isso não impediu que, em 1945, num Benfica-Sporting, respondesse a soco a um insulto de Gaspar Pinto à sua mãe. O fair-play era importante, mas a honra da família sobrepunha-se a tudo mais. «Não podia deixar que falasse assim da Senhora minha mãe!», justificou um dia.

Golos e mais golos

Nalgumas goleadas do Sporting sobressaíram os golos de Peyroteo: Sporting12x1 Boavista (oito golos de Peyroteo), Sporting 14x0 Leça (nove golos), Sporting11x0 Famalicão (seis golos).

Era a máquina goleadora que qualquer treinador sonhava para a sua equipa, e Cândido de Oliveira sabia bem disso, criando uma linha avançada, para poder  tirar partido da capacidade goleadora do angolano.

Ninguém acreditava. Acreditou Peyroteo. 4-1 e os quatro golos foram da autoria do melhor avançado-centro português de todos os tempos

No entanto trouxe-lhe maior prestígio o Benfica 1x4 Sporting, em 25 de Abril de 1948, com quatro golos de Peyroteo a decidir o campeonato. O Benfica tinha vencido o Sporting por 3-1. Ficariam igualados na pontuação se o Sportingvencesse. O Sporting só seria campeão se ganhasse por uma diferença de golos superior ao jogo da 1ª volta.

Ninguém acreditava. Acreditou Peyroteo. 4-1 e os quatro golos da autoria do melhor avançado-centro português de todos os tempos deitaram por terra o sonho benfiquista.

Fim de carreira e morte prematura

Se motivos faltassem, Peyroteo ainda ficaria na história do futebol nacional ao apadrinhar – enquanto seleccionador nacional – a estreia de Eusébio com a camisola das quinas. Os deuses do futebol encontraram nessa primeira convocatória do Pantera Negra uma passagem de testemunho entre o maior avançado português de todos os tempos, e aquele que viria a ser unanimemente reconhecido como o melhor jogador português da história.

A vida contudo não seria justa para Fernando Peyroteo, que faleceu em 1978 vítima de um ataque cardíaco, culminar de uma doença do sistema circulatório que já lhe tinha custado a amputação de uma perna...

Esta petição foi criada em 03 julho 2015