Medronho do Alentejo é do Alentejo

Para: Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Ministério da Agricultura e do Mar,

Esta petição tem como objectivo impedir a inclusão das freguesias alentejanas na IGP Medronho do Algarve.

A Associação de Produtores de Medronho do Barlavento Algarvio, conseguiu registar junto da Direção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural o MEDRONHO do ALGARVE como IGP (indicação geográfica protegida).
Até aqui tudo bem, o problema foi que incluiu nessa área protegida as freguesias de S.Teotónio, Sabóia, Santa Clara e S.Martinho das Amoreiras(Odemira/Alentejo). De referir que incluíram ainda a freguesia de Santana da Serra (Ourique) e as freguesias de Santa Clara a Nova,Gomes Aires, Santa Cruz e S. Barnabé(Almodôvar).
Fizeram isto sem consultar nem informar ninguém, ou seja à socapa!
Apesar da contestação das juntas de freguesia, câmara e assembleia municipal este processo avançou, estando neste momento a decorrer a audiência de interessados.
Não estamos contra a criação da IGP de Medronho do Algarve, mas estamos contra que esta inclua áreas do Alentejo, a aguardente de medronho produzida por destilarias nas freguesias de São Teotónio, Sabóia ou Santa Clara-a-Velha não pode ser vendida como produto regional do Algarve, porque simplesmente não é do Algarve.

Esta petição foi criada em 27 março 2015