Reconhecimento da Profissão de Risco dos Bombeiros Profissionais e Desgaste Rápido

Para: Exmo Senhor Presidente da República; Exmo Primeiro-Ministro; Exmo Senhor Presidente da Assembleia República; Assembleia da República

Esta petição é destinada a todos os bombeiros profissionais e voluntários, homens e mulheres que passam 365 dias por ano e 24 horas por dia de serviço, que se confrontam com o risco e perigo em diversas situações de stress. Com serviço por turnos de 12 horas e mais com uma enorme responsabilidade na segurança das pessoas, animais e bens e ainda do no combate aos incêndios florestais, do grande património florestal do País. Em que muitos deles já perderam a Vida.
Os Bombeiros são entidades da Proteção Civil cujos membros, são treinados para atuarem em caso de incêndios (florestais ou urbanos/industriais), para resgatar pessoas de acidentes de trânsito, desmoronamentos de edifícios, desastres naturais, salvamento em grande ângulo, intervenção em matérias perigosas e fornecem serviços de emergência médica e pré-hospitalar. Tornaram-se presentes desde as áreas florestais para as áreas urbanas e a bordo de navios.
afetos a fumos, calor e demais situações de Stress que afetam a saúde física mental deste Homens reduzido de forma significativa a sua qualidade de vida em prol dos outros.

Existe um estudo que diz que a esperança de vida de um bombeiro é 12 anos inferior à média nacional, pelo que ficou comprovado que um profissional dos bombeiros é uma profissão de desgaste rápido pelo que tem toda a lógica essa profissão ser considerada como tal.
Este pedido já foi realizado pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais de forma escrita e verbal junto as Instituições Governamentais e de poder político, sem qualquer resposta positiva, eu como simples cidadão/Bombeiro, decidi criar esta petição "on-line" e desta forma contribuir de algum modo para que essa mudança que todos pretendemos aconteça. Mas para que a mesma se realize.

E porque todos nós, mais dia, menos dia, precisamos dos bombeiros para nos ajudar, e porque não nos devemos lembrar dela só quando precisamos, mas sim sempre. Vamos lá ajuda-los a conseguir o que é justo e merecido, pois eles também se preocupam connosco. Protegem-nos defendem-no e dão a vida deles por nós se necessário for.

Relembro o lema dos Bombeiros sendo eles ou Profissionais ou Voluntários: “Vida por Vida”.

Esta petição pode e deve ser assinada por todos, pois o nosso país sem os BOMBEIROS não teria a segurança e a proteção de todos.

Como tal, todos sabemos que o trabalho dos bombeiros é de vital importância para nós, mas também é muito desgastante para eles próprios por vários motivos já sobejamente conhecidos, como tal, é mais que justo e merecido que a Profissão de Bombeiro seja realmente considerada como, profissão de desgaste rápido.

Vamos todos juntos apoiar e abraçar esta nobre causa e ajudar os Bombeiros e contribuir assim para que essa mudança se faça e seja mesmo considerada profissão de desgaste rápida.
Vamos lá, assinem e divulguem!

Esta petição foi criada em 22 Fevereiro 2015
3.986 Pessoas